domingo, março 01, 2009
O que o Produtor Cultural Independente fez em fevereiro de 2009
Imagem livre do site www.morguefile.com
Por Alê Barreto
Mantendo o foco inicial proposto no texto 10 idéias para fortalecer suas ações culturais, o Produtor Cultural Independente deu prioridade no mês de fevereiro para o estímulo a educação para produção cultural. A matéria "Arteducação: uma aliada para o Ensino de Produção Cultural", de Eduardo Carvalho, publicada originalmente no site da Agência Carta Maior, descreve avanços e desafios desta nova disciplina, que enfrenta dificuldades similares às das novas áreas do ensino de produção cultural. Foram dadas também dicas para aprofundar o estudo dos temas relacionados a produção cultural nos textos "Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural na Cândido Mendes", "Conheça um pouco da história da produção cultural na literatura, cinema e teatro" e "O produtor cultural independente e a Web 2.0".
O Produtor Cultural Independente apresentou através do texto "Conheça o site Cultura e Mercado" uma de suas importantes referências. Este site, uma iniciativa de Leonardo Brant, consultor especializado em políticas culturais, está indicado no grupo de links "realizações recomendadas" deste blog.
Buscando contribuir com a gestão do tempo das pessoas que se mostram interessadas em ser produtores culturais independentes, foi apresentado o texto "Por que fazer produção cultural?", com sugestões de critérios para tomada de decisão.
Tivemos a contribuição do músico, produtor, jornalista Rodrigo DMart, que apresentou em "As Vozes do Mundo" o Global Voices Online, uma rede internacional que reúne voluntários, editores e tradutores.
Em "Carnaval: festa que dá trabalho para o produtor cultural" apontamos possibilidades de sustentabilidade para os profissionais da cultura, através da economia do carnaval. Tratando ainda do tema sustentabilidade, foram apresentados os textos "Conheça o edital de seleção de novos empreendimentos da Incubadora do Instituto Gênesis da PUC-Rio", "Pontos de Mídia Livre: oportunidade para produtores culturais independentes" e "Nova gestão da rede pública de teatros da cidade do Rio de Janeiro".
O mês de fevereiro também foi um mês de importantes diálogos para construção de novas redes. Tive a oportunidade de receber um e-mail do Decio Tavares Coutinho, Gestor Nacional de Cultura, responsável pela indicação do Produtor Cultural Independente na página do Sebrae. Ele também produz o Encontro Afro Goiano, evento que conheci através de uma apresentação no Mercado Cultural em Salvador, em dezembro de 2005. E tive também a oportunidade de receber um e-mail do Daniel Merli, Coordenador de Comunicação Social do Ministério da Cultura, agradecendo o texto "Aprenda com o Ministério da Cultura".
A última ação de fevereiro foi colocar à disposição dos leitores uma pesquisa para saber quais cidades, melhores dias e horários para a primeira edição do curso "Aprenda a Organizar um Show", anunciada durante a turnê de divulgação do livro no RS, que realizou palestra no curso de Tecnologia de Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas, nas cidades de Rio Grande e Cassino, na Feira do Livro de Pelotas e na TV Educativa do RS e Livraria Palavraria em Porto Alegre.
Marcadores:
editorial 2009,
produtor independente fevereiro 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário