sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Conheça o edital de seleção de novos empreendimentos da Incubadora do Instituto Gênesis da PUC-Rio



Por Alê Barreto

Dia 26 de setembro de 2007, tive a oportunidade de comparecer a audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, para discutir o tema "economia da cultura". Na verdade, não fui discutir: fui aprender. Nesta oportunidade, pude assistir aos excelentes painéis apresentados por Paula Porta, assessora especial do ministro da Cultura e coordenadora do Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura, Ana Carla Fonseca Reis, autora do livro "Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável – o Caleidoscópio da Cultura" e consultora da ONU em economia criativa, Valéria Barros, coordenadora de Cultura e Entretenimento do Sebrae Nacional e as questões apresentadas pelos colegas artistas e produtores culturais.

Durante esta audiência pública, sugeri a criação de uma incubadora cultural. Na época, até onde tenho conhecimento, ninguém presente na reunião tinha conhecimento do assunto. Nem eu. Me propus a pesquisar o assunto, mas como já era final de ano, pouco consegui avançar.

Recomendei que o assunto fosse verificado por outros membros do recém-criado Fórum Fórum Permanente de Economia da Cultura do RS. Verificando o relatório final das atividades desenvolvidas em 2008, vi que o assunto não foi adiante. Mas não dou o assunto por vencido.

Mesmo não estando mais no RS, tenho buscado difundir este tema para que seja multiplicado em vários estados e cidades brasileiras. Em 17 de junho de 2008 publiquei aqui o post "Conheça a Incubadora Cultural Gênesis da PUC-Rio", no qual consta um link para o artigo "Especificidades na Implementação de uma Incubadora Cultural".

Agora aproveito a oportunidade para divulgar que está aberto o edital de seleção de novos empreendimentos da Incubadora do Instituto Gênesis. As inscrições começaram dia 2 de fevereiro e se encerram dia 8 de março.

A Incubadora apoia empreendimentos inovadores nas seguintes áreas: Artesanato; Áudio, Vídeo e Mídia Digital, Automação, Design, Editorial, Educação, Energia e Petróleo, Entretenimento, Gestão do Conhecimento, Jóias e Acessórios, Logística e Geoprocessamento, Meio ambiente, Moda, Serviços Especializados, Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Turismo.

Mesmo que você não possa participar desta edição, vale a pena conhecer o edital.

Se você trabalha em organizações privadas ou públicas de cultura, ou em organizações que estejam trabalhando para organizar melhor a economia da cultura em nosso país, tenho certeza que terá neste edital uma importante fonte de inspiração para propor ações com efeito multiplicador no médio e longo prazo. Chega de pensarmos a cultura somente no curto prazo.

Conheça os resultados desta importante ação cultural que está em andamento no RJ.

Nenhum comentário: