domingo, dezembro 28, 2008

10 idéias para fortalecer suas ações culturais em 2009


Imagem: Gustavo Alves (www.bancodeimagem.com.br)


Por Alê Barreto

Faltam poucos dias para o ano novo. Acho importante neste período fazermos um balanço do ano, mas um pouco diferente do que geralmente se recomenda. Terminar o ano catalogando nossas experiências como "certas" ou "erradas" ou como "bem sucedidas" ou "mal sucedidas" reduz muito a visão do que pode ser a nossa vida.

Então, eu proponho que cada um escolha um jeito bem prazeiroso de rever o ano: tirar um dia inteiro na praia, fazer uma excursão para alguma cascata, passar um final de semana na casa de parentes que moram no interior, visitar amigos que há muito tempo não vê, etc. O importante é criar um ambiente agradável que você se sinta à vontade para perceber a beleza de sua vida.

Vá anotando em um papel, máquina de escrever ou computador os eventos e experiências que você considerou que foram mais importantes para o seu aprendizado, para sua evolução como profissional que atua em prol da produção cultural.

Procure agora ver que ações tiveram maior impacto, que contribuiram para você atingir ou se aproximar dos seus objetivos.

Feita esta análise, misture ao seu planejamento algumas idéias para fortalecer suas ações culturais em 2009:


Disciplina
Esta é uma característica que precisamos desenvolver durante toda nossa vida. Quanto mais exercitamos a disciplina, mais facilmente conseguimos utilizá-la em prol dos nossos projetos.

Não adianta escrever um pedaço do projeto num dia, parar e retomar o assunto daqui há dois meses. Tente escrever pouco a pouco, com mais frequência, até concluir.


Gestão do tempo e o ritmo de cada um
Um dos maiores obstáculos para um produtor independente é a dificuldade de lidar com o fator tempo.

Para que seus projetos comecem a fluir, é importante entender que todos temos ritmos diferentes. Ficar irritado que "os outros são muito lentos" ou chateado por que não consegue trabalhar na mesma velocidade da sua equipe pouco irá contribuir para que você consiga melhorar o seu desempenho.

É importante perceber qual é o seu ritmo e quais são os ritmos dos seus parceiros, para que você possa "dosar" quanto tempo cada um deverá destinar para a realização de um projeto.

Inicie o ano melhorando sua capacidade de prever o tempo necessário para a realização de suas atividades e conclusão dos seus projetos.


Comunicação
Seus parceiros entendem suas idéias? Os artistas que trabalham com você têm noção do que você está fazendo para potencializar as suas ações culturais?

Veja em que aspectos a sua comunicação pode ser melhorada.


Sustentabilidade
Em meu livro "Aprenda a Organizar um Show" eu falo no último capítulo: "procure sempre trabalhar em shows que contribuam para o seu sustento. A ansiedade gerada por dificuldades financeiras faz com que as pessoas desistam de trabalhar como produtores".

Isso se aplica a peças de teatro, espetáculos de dança e quaisquer outros projetos. É fundamental se organizar para ter sustentabilidade naquilo que você escolheu fazer.


Informação sobre o mercado cultural
Procure sites, revistas, livros e outras publicações que sirvam de referência para você avaliar o mercado cultural que pretende atuar.


Estratégia
Não pense somente no curto prazo. Desenhe um "passo-a-passo" de como pretende alcançar seus objetivos no longo prazo.

Se pretende ser um produtor cultural e viver somente disso, planeje como pode ir fazendo uma transição de sua profissão atual para a nova atividade.


Paciência
Mudanças importantes nem sempre acontecem do dia para noite. Entrar em pânico não irá ajudar em nada. Se você planejou algo para 2008 e não aconteceu, avalie, mude o seu roteiro, tenha paciência e invista novamente no que você acredita.


Qualidade de vida
Profissão nenhuma vale a pena se o exercício dela não lhe traz qualidade de vida.

Veja de que forma você pode trabalhar com a cultura em 2009 da maneira mais saudável possível. Um produtor deve sentir prazer pelo que faz.


Estude
Inicie o 2009 estudando. Para isso você têm à sua disposição: livros, revistas, conteúdos livres na internet, cursos livres, ensino à distância e ensino formal (fundamental, médio e superior).

Um produtor cultural independente precisa estudar para ampliar seu desenvolvimento.


Construa sua carreira
Trabalhar de forma independente é bem diferente do que ter um emprego comum. Como prestador de serviços, você precisa construir um portfólio com bons trabalhos, para que as pessoas tenham interesse em contratá-lo.

Construa uma carreira com trabalho, respeito, equilíbrio e que tenha a sua cara.


Um ótimo 2009 a todos!

Nenhum comentário: