sábado, agosto 01, 2009

O que o Produtor Cultural Independente fez em julho de 2009


Imagem livre do site www.morguefile.com


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Julho foi um mês surpreendente para mim. Várias reflexões, não conclusivas, mas em processo de construção, cutucaram minha intuição para iniciar escrevendo que fazer produção cultural, para mim, precisa ser tão prazeroso quanto é prazeroso para um compositor fazer uma música.



Ao escrever sobre isso, compartilhei uma forma que tenho de viver isso: usar minha criatividade para buscar alternativas. Sabendo que a maior parte do produtores culturais independentes trabalham com empreendimentos, nada melhor que mostrar uma oferta importante de conteúdos existente no site do SEBRAE, com foco em produção cultural.



O geógrafo Milton Santos fala que a clarividência vem através do estudo. Concordo com ele. Para aprofundar o estudo e a educação para a produção cultural, aproveitei o contato de Thamires Andrade e apresentei a entrevista de Romulo Avelar, produtor e gestor cultural, publicada no blog do Governo de Minas Gerais na coluna "Orgulho de Minas".



Além de pensar o fazer cultural e estudá-lo, gosto de conectar diferentes vozes que falem sobre isso em diferentes ângulos. Aproveitei então para indicar a entrevista do ator Selton Mello, capa da revista Bravo de julho



e também o depoimento da Thaís Aragão, produtora cultural que acompanha o meu trabalho.



Esta diversidade de conteúdos, palavras, vozes, olhares e encontros que tenho oportunidade de participar e que também proporciono aos outros, ocorre em um grande mar de possiblidades, que é a internet.



Nada melhor do que ouvir o Gil falando sobre isso, num vídeo realizado em Porto Alegre.


Na medida que os posts iam nascendo, eu fui tomando muitas decisões importantes na minha vida. E foi muito importante fortalecer a minha esperança assistindo o documentário de Silvio Tendler sobre Milton Santos.




A surpresa veio nos últimos dias. Assisti o filme “Palavra (En) Cantada” dentro do projeto “Domingo é dia de Cinema”



e conheci o escritor Ferréz, com a revolucionária idéia de incluir um livro na cesta básica de alimentos dos trabalhadores brasileiros.




Obrigado pela oportunidade de poder compartilhar todos estes conteúdos e idéias com vocês.

Um abraço,

Alê Barreto
Produtor Cultural Independente

Nenhum comentário: