quarta-feira, julho 01, 2009

O que o Produtor Cultural Independente fez em junho de 2009


Imagem livre do site www.morguefile.com


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Em junho o Produtor Cultural Independente iniciou falando em gestão de carreira artística com o artigo “Carlos Eduardo Miranda dá dicas importantes para artistas administrarem suas carreiras”.

Depois foi apresentada uma sugestão para facilitar o dia-a-dia dos profissionais de produção em “Um mapa de serviços pode facilitar a produção executiva do seu espetáculo”.

Mas um produtor independente não pode pensar em administrar sua carreira ou executar suas atividades empreendedoras sem analisar o setor da cultura em que pretende atuar. Para isso selecionamos links para textos que apontam caminhos para esta análise no post “Indicadores culturais: ferramentas para compreender o setor cultural” e divulgamos o lançamento do livro "Cultura em Números - Anuário de Estatísticas Culturais 2009"

Buscando sistematizar o acesso a fontes de informações que podem ser utilizadas na educação para a produção cultural, compartilhamos com os leitores mais duas dicas interessantes: o projeto "Educando para a mídia", desenvolvido por alunos da faculdade de comunicação da PUC/RS e o livro
"Diário de Produção - Relatos, dicas, experiências e casos de quem aprendeu a produção cultural na prática" da produtora cultural Carla Lobo.

Para ir reforçando a disciplina de estarmos atentos para a sustentabilidade, divulgamos editais abertos pelo Ministério da Cultura em junho e julho.

A tônica do fim de junho foi o compartilhamento do conhecimento. O produtor cultural Alê Barreto falou de sua relação com o software livre, sobre como o software livre pode facilitar a produção cultural independente e da realização da segunda edição do curso "Aprenda a Organizar um Show", que ocorreu no Festival de Cultura Livre durante o 10º Fórum Internacional do Software Livre em Porto Alegre (RS).

Nenhum comentário: