sexta-feira, junho 12, 2009

Indicadores Culturais: ferramentas para compreender o setor cultural


Capa da Revista Observatório Itaú Cultural nº4,
com a obra Cadeira Unilabor, Geraldo de Barros, 1954


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Em seu artigo "Da opinião ao dado", publicado na Revista Observatório Itaú Cultural nº1 (jan./abr 2007) e republicado neste blog em agosto de 2008, o professor Teixeira Coelho aborda a questão da finalidade da informação:

"Queremos informação e precisamos de informação para tudo. Para o conhecimento, por exemplo (e com isso já se estabelece uma distância entre informação e conhecimento, duas instâncias que não se confundem). Informação para quê? Para mudar. Para mudar comportamentos".

Pensando nisso, com frequência reflito sobre os conteúdos que produzo ou que republico neste blog. Estas informações ajudam a mudar comportamentos?

Eu acredito que sim. Mas como hoje temos à nossa disposição um volume muito grande de dados e informações, acho importante que os produtores culturais independentes comecem também a pensar na importância de se conhecer o setor cultural através de indicadores.

Para entender um pouco mais o conceito de indicador cultural, recomendo a todos a leitura dos seguintes artigos publicados na Revista Observatório Itaú Cultural nº04:

Encontros discutem construção e uso de indicadores culturais.
Itaú Cultural

O uso de indicadores em pesquisa no setor cultural: o salto da estatística para a desconstrução do discurso.
Cristina Pou Satorre, diretora do Observatório de Públicos de Barcelona, na Espanha, e pesquisadora da Universidade Central de Barcelona.

Indicadores culturais: para usar sem medo.
José Carlos Durand, sociólogo da cultura pela USP, com pós-doutorado em Paris (EHESS) e Nova York (NYU). Professor titular aposentado da FGV/USP. Pesquisador associado ao Grupo Focus, da Unicamp.

Indicadores culturais - reflexões para a construção de um modelo brasileiro.
Rosimeri Carvalho da Silva, vice-coordenadora do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do Observatório da Realidade Organizacional.

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