segunda-feira, outubro 03, 2011

Divulgação de trabalhos criativos: vídeos na internet contribuem para a construção de sua presença digital




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


O que fazer para divulgar o seu trabalho? Como aumentar sua presença digital? Na era da screen generation (geração das telas), nada como utilizar o vídeo.

Resolvi falar sobre isso porque recebi o vídeo acima de divulgação da banda "Filhos da Judith". Gostei do vídeo e simpatizo com o trabalho deles.

Então vamos lá. Algumas dicas para quem está em dúvida sobre como divulgar seus trabalhos criativos em vídeo:

Linguagem acessível
Facilite a vida de quem vai assistir o vídeo. Em geral, as pessoas procuram falar seguindo a ideia de "público alvo". Faça isso. Mas faça de maneira ampla. Pense em públicos alvos. Pense em uma mensagem que possa ser entendida pelo seu público e por outras pessoas. Assim você aumenta a chance de despertar a curiosidade de outras pessoas para o seu trabalho.

Tempo curto
Observe que este vídeo de 38 segundos é o suficiente para você entender quem está promovendo o evento, quem vai tocar, qual o motivo do show, onde vai ser o show, quando vai ser o show, o horário do show, onde comprar os ingressos e como obter mais informações.

Simplicidade
Cuidado com o "excesso de informação". As pessoas já tem que lidar com isso o dia inteiro. A sequência de imagens deste vídeo é simples e muito adequada para a mensagem que eles desejam transmitir.

Qualidade
Não é preciso ser um cineasta famoso para produzir um vídeo. Mas é preciso conhecimento. Quem produziu este vídeo teve atenção com a qualidade das imagens, sincronização áudio/vídeo e qualidade do áudio.


Aproveitem também para ver o clipe da rapaziada. Muito bom. Estão de parabéns!




Achou relevante este conteúdo? Compartilhe sua opinião. Desça neste post até abaixo da frase "Alê Barreto é cliente do Itaú" e escreva o seu comentário.


Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 149.295 visitas e 330.425 visualizações.

Obrigado! Realize você também!


*********************************************************************************

Leia também:

Novos conceitos: Produtor Cultural Independente fala sobre presença digital saudável e organização de shows para universitários no RS

Contribua com a formação de produtores: apoie a realização da oficina Aprenda a Organizar um Show no Festival Cultura Digital.BR

Economia criativa: conheça o Melody Box, um portal para quem quer distribuir e ouvir música

Negócios, arte e cultura: David Parrish é um criativo profissional que presta consultoria para profissionais da indústria criativa


********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.



Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.



Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.



É gaúcho. Gosta de todos os estados brasileiros. Mora no Rio de Janeiro. Brasil.

Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 800 posts e links de seus conteúdos são enviados para 5.040 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos acompanhada por 766 pessoas nos blogs Produtor Independente (633 seguidores), Blog do Alê Barreto (61 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (35 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (18 seguidores), Encantadoras Mulheres (14 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (5 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

3 comentários:

Dennis Ramalho disse...

Divulguem o meu vídeo! http://www.youtube.com/watch?v=-lcdGROaSpM

Unknown disse...

Divulguem esse video para mim por favor !?
http://www.youtube.com/watch?v=bDmK-H4GcDw

Unknown disse...

divulguem ai a estreia da web serie o Jogo da morte estreia em novembro link da primeira chamada boa noite, estou aqui pelo grupo faroletes para poder pedir que nos ajudem a divulgar nossa web serie aqui no blog de vocês, se trata de uma serie de terror que começamos a filmar neste sábado e estreia em novembro segue link da primeira chamada que fiz para a web com imagens fictícias mas na próxima semana já estarei com um trailer do primeiro episodio se puderem fazer isto estaremos a disposição para ajudar no for preciso desde já agradeço .
Link:
http://www.youtube.com/watch?v=5MOEvkbCZDg&feature=youtu.be