terça-feira, junho 21, 2016

“Carreira Artística e Criativa”, lançamento do selo editorial Produtor Cultural Independente, começa a ser divulgado no Estado do Acre






Alê Barreto, autor do livro, vai na direção contrária às recorrentes reclamações sobre as dificuldades de se trabalhar no Brasil e sugere atitudes que podem influenciar a boa gestão das carreiras



Sobre o livro

Estruturar e trilhar uma carreira artística são ações que vão muito além da busca de tentar ser descoberto. Alê Barreto, autor do livro “Aprenda a Organizar um Show”, que tornou-se uma referência na internet e que já foi acessado por mais de 26 mil pessoas e criador do blog “Produtor Cultural Independente”, realizou uma pesquisa no MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro buscando entender atitudes que contribuem para boa gestão da carreira. A pesquisa resultou no livro "Carreira artística e criativa", que traça um panorama sobre as noções de carreira profissional e de gestão de carreiras, desde a Revolução Industrial até os dias de hoje, ampliando o olhar sobre essas temáticas no âmbito de um segmento ainda pouco explorado: o campo artístico e criativo.


O livro busca mostrar um pouco da complexidade que abrange a gestão de uma carreira e reúne um conjunto de visões que buscam estimular a prática de atitudes que poderão contribuir com o seu desenvolvimento.


“A atividade artística e criativa, no passado muitas vezes vista com preconceito ou restrita à elite, está se tornando parte do imaginário de pessoas de todas as classes. As pessoas aprendem a tocar um violão, aprendem a pintar, aprendem a cantar e automaticamente passam a pensar na possibilidade disso se tornar um trabalho”, afirma Alê Barreto. “O que é preciso aprender é que uma carreira artística não é o emprego dos sonhos, onde somente se faz atividades prazerosas. É um trabalho que exige dedicação, perseverança e muita ação empreendedora”.


“Indo na direção contrária às recorrentes reclamações quanto à carência de infraestrutura para o desenvolvimento de uma carreira artística e criativa no Brasil, seu livro prefere focalizar as possibilidades. Traz, para os profissionais desse campo, insumos para o planejamento mais realista de suas trajetórias, bem como uma reflexão sobre os recursos que estão à sua disposição nessa jornada. Mais ainda, traz ao leitor a possibilidade de – a partir de depoimentos de quem trabalha ou convive com profissionais das cadeias produtivas criativas – conhecer e assimilar atitudes e práticas que podem contribuir para a boa condução de sua própria caminhada”, afirma Eliane Costa no prefácio do livro.


“Carreira Artística e Criativa” é fruto de uma rede de pessoas. O conteúdo escrito por Alê Barreto foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa sobre as noções de trabalho, carreira e gestão de carreira e de depoimentos de artistas, produtores, diretores e gestores culturais. Contou com a orientação de Eliane Costa, coach e consultora nos campos da gestão cultural, da cultura digital e da economia criativa, revisão de Erica Resende, capa de Marcela Bantle e diagramação de Juarez Rodolpho dos Santos.




A divulgação


Parceiro da Rede Acreana de Cultura desde 2009, rede formada pelas fundações Garibaldi Brasil e Elias Mansour, SEBRAE/AC, SESC/AC, IPHAM, SESI/AC e Ministério da Cultura/AC, Alê Barreto fez questão de iniciar a divulgação de seu livro na capital acreana.


“Desde a primeira vez que vim ao Acre, percebi que a população da região norte tem grande interesse nos temas artísticos e culturais. Isso me motivou a organizar o início da divulgação aqui na região norte”, enfatiza Alê Barreto.


Alê Barreto têm efetuado diálogo com a Acre Criativo Incubadora, com a Biblioteca Municipal, com o SEBRAE AC e diretamente com pessoas interessadas em conhecer a nova publicação, de forma presencial ou à distância pela internet.

No dia 24 de junho Alê Barreto estará divulgando o livro "Carreira Artística e Criativa" na programação especial de lançamento da revista “PALAVRA - Sesc Literatura em revista” às 18h30min no Sesc Centro em Rio Branco, que terá exibições de curtas, música, declaração de poesias e bate papo com o artista visual Dalmir Ferreira.


Sobre o Produtor Cultural Independente


Produtor Cultural Independente é hoje uma das principais referências sobre conteúdo relacionado a produção e gestão cultural. Seu criador, Alê Barreto, é um profissional multifuncional, um empreendedor com competências em projeto, gestão, treinamento, produção de conteúdo e criação artística. Autor do livro "Aprenda a Organizar um Show" e criador da marca e blog "Produtor Cultural Independente", que desde 2006 inspira artistas, produtores e empreendedores no Brasil. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS), MBA em Gestão Cultural pelo Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ) e Associação Brasileira de Gestão Cultura e possui formação de Gestor Público e Agente Cultural pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro em parceria com o Ministério da Cultura e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Como adquirir o livro


O livro pode ser adquirido através de cursos, contatos presenciais ou através dos Correios.


Cursos: atualmente o autor está divulgando na internet seu próximo curso agendado em Porto Alegre dia 09 de julho. Quem participar do curso, ganha o livro.


Contatos presenciais: em junho Alê Barreto estará em Rio Branco até 27/06 e você pode adquirir seu livro, basta combinar através de mensagem inbox no seu perfil no Facebook ou na página do Produtor Cultural Independente .


Correios: envie um e-mail para alebarreto@gmail.com (veja o modelo abaixo):



Assunto (subject): Informações para adquirir o livro independente "Carreira Artística e Criativa"


Mensagem:


Estou interessado no livro "Carreira Artística e Criativa". Por gentileza, me envio informações sobre como posso adquiri-lo.


Nome completo:
Data nascimento: dia/mês/ano
Número do CPF:
Endereço:
Cidade:
Estado:
CEP:
Telefone para contato:
E-mail:


O livro deve ser autografado? ( ) sim ( ) não


No caso de desejar que o livro seja autografado, caso deseje que o autógrafo faça referência a um nome artístico, apelido ou qualquer outro nome diferente do que consta no campo "nome completo", descreva este nome.


Você autoriza que seja divulgado em redes sociais que você adquiriu este livro? ( ) sim ( ) não




*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************





* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: