segunda-feira, junho 13, 2016

Fazer a música do artista chegar nas pessoas é um ótimo exemplo da atitude de "distribuir conteúdos"


Empresário Ilton Carangacci realiza palestra "Produção Executiva de Carreiras Artísticas 
e Relação com o Mercado" na inauguração do Sesc de Itajaí/SC dia 19 de junho




Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com



Passadas as primeiras duas semanas iniciais da chegada do livro "Carreira Artística e Criativa", confirma-se a minha intuição de que crise nenhuma irá conseguir diminuir a vontade crescente das pessoas de entender melhor o que é o trabalho artístico e criativo, o que são as carreiras artísticas e criativas, quais são as fontes de referência para se estudar o tema, quem são os profissionais que atuam nos setores criativos e muitas outras questões. Além disso, percebo a cada dia que só aumenta o número de iniciativas voltadas a estruturar o conhecimento das profissões que compõem as cadeias produtivas das atividades de arte, comunicação, cultura e entretenimento.



Hoje foi um bom exemplo disso. Ao entrar no Facebook, me deparei com uma postagem do empresário Ilton Carangacci sobre a palestra “Produção Executiva de Carreiras Artísticas e Relação com o Mercado”, que ele irá ministrar na inauguração do Sesc de Itajaí/SC dia 19 de junho, das 15h às 18h. Ilton é uma referência na minha formação como produtor, gestor e empreendedor no mercado criativo. Tem 31 anos de experiência em produção executiva e no currículo artistas como Os Eles, Papas da Língua, Chimarruts, Armandinho, Claus e Vanessa, Ivo Mozart, Reação em Cadeia e mais de quatro mil shows realizados no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, Angola, Áustria, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Acompanhando sempre que possível os passos do Ilton, inclusive sobre palestras que ele começou a realizar sobre produção executiva e carreiras artísticas, encontrei um vídeo de um evento muito bacana realizado pela PUCRS e o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), em que o Ilton fala sobre a trajetória profissional dele, num painel em que também participaram Luiz Helenio, pós-graduado em Engenharia de Produção Aplicada ao Entretenimento e Elsa Costa, produtora de eventos.

Na apresentação do Ilton, ao ele falar na trajetória da banda "Os Eles", que eu era fã em Santa Maria, no interior do RS, nos anos 80, anotei uma frase que ele deu destaque: "fazer a música do artista chegar nas pessoas".

Este é um excelente exemplo da atitude "distribuir conteúdos" recomendada no livro "Carreira Artística e Criativa". Não adianta o artista, a banda, o grupo, o trio, o quarteto ou o que quer que seja ser excelente e ninguém saber.


Ouça várias dicas de Ilton Carangacci em sua palestra no Youtube




*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: