alebarreto@gmail.com
Semana
chegando ao fim. De terça até sexta estive bastante envolvido com a
pesquisa e escrita do meu novo livro “Começar a Fazer”. Volto
então a compartilhar conteúdos hoje.
Dia 31 de maio foi publicada a matéria "Produção de shows: etapas, quando, onde e equipe" sobre o método e livro "Aprenda a Organizar um Show" no portal do projeto Estrombo. O projeto tem o objetivo de capacitar, formalizar e apoiar, ao longo de três anos, pessoas e empreendimentos do ramo musical para atuarem em novos modelos de negócios e novos canais de distribuição baseados na internet e nas novas tecnologias - como, por exemplo, ambiente de grande potencial econômico como os aplicativos para redes sociais e celulares e a integração de música com os games. Também mapeará a cadeia produtiva da música do Estado do Rio de Janeiro e incentivará a música emergente das periferias, com sua força econômica e circuitos próprios.
Dia 31 de maio foi publicada a matéria "Produção de shows: etapas, quando, onde e equipe" sobre o método e livro "Aprenda a Organizar um Show" no portal do projeto Estrombo. O projeto tem o objetivo de capacitar, formalizar e apoiar, ao longo de três anos, pessoas e empreendimentos do ramo musical para atuarem em novos modelos de negócios e novos canais de distribuição baseados na internet e nas novas tecnologias - como, por exemplo, ambiente de grande potencial econômico como os aplicativos para redes sociais e celulares e a integração de música com os games. Também mapeará a cadeia produtiva da música do Estado do Rio de Janeiro e incentivará a música emergente das periferias, com sua força econômica e circuitos próprios.
Agradecimento
Agradeço
a toda equipe e parceiros do projeto Estrombo pelo reconhecimento da
contribuição do trabalho que realizo com o “Aprenda a Organizar um Show” desde 2007, para capacitação
dos profissionais que atuam ou desejam atuar com mais qualidade nos palcos.
Leia
a matéria
“Um
dos principais veículos para expor o trabalho de um artista é no
palco, em contato com o público. E, tão importante quanto os sons
saindo dos amplificadores, é o trabalho da equipe de produção por
trás da realização do espetáculo. Uma dica para quem quer se
aprofundar nessas funções é o livro “Aprenda a Organizar um
Show”, do produtor Alê
Barreto. Composto por 28 fascículos, a proposta é apresentar de
forma bastante sintética tudo o que está envolvido na realização
de um show – e não é pouca coisa!”
Leia mais e também conheça o projeto Estrombo.
********************************************************************************
Comemorando
a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro
"Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos
anteriores.
********************************************************************************
* Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas competências profissionais vem sendo construídas através da experiência com artistas independentes, coletivos de arte (Coletivo Tarrafa e Bataclã FC), movimentos sociais (Software Livre, Fórum Social Mundial), eventos (Opus Promoções), shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), shows internacionais (Avril Lavigne, Steel Pulse), festivais (Claro que é Rock, "IBest Rock", Live n´ Louder), grupos culturais (Nós do Morro, Instituto Ensaio Aberto), espetáculos de teatro (Os Dois Cavalheiros de Verona, Machado a 3x4 e Missa dos Quilombos), projetos sociais (Sistematização de Experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços populares, Rebelião Cultural, Nós do Morro 20 Anos), redes (Rede Acreana de Cultura, Solos Culturais - Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas), atividades formativas (Aprenda a Organizar um Show, Aprenda a Produzir um Artista, aula na SP Escola de Teatro, Presença Digital Saudável, Programa Produtor Cultural Independente, Semana de Gestão e Políticas Culturais), espaços de discussão e reflexão (Música e Ação, Observatório Criativo), OSCIP (Observatório de Favelas) e gestão de carreiras artísticas (foi empresário da banda Pata de Elefante em 2007, proponente do grupo no programa Rumos Música 2007-2009 do Itaú Cultural e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil).
Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais), é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de cultura e entretenimento do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação.
É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário