alebarreto@gmail.com
O título deste texto também pode ser “como
achar trabalho na cultura”, “como buscar trabalho na área
cultural”, “como arrumar um emprego cultural”, etc.
Algumas dicas que podem contribuir com a sua
busca.
Dica número 1: defina se você quer trabalho
remunerado ou trabalho voluntário
Ao responder esta pergunta você economiza tempo.
É muito mais rápido encontrar trabalho voluntário do que encontrar
trabalho remunerado.
Dica número 2: avalie tudo o que você sabe fazer
e o que você está disposto a fazer
Ao responder esta pergunta você terá clareza
sobre todos os recursos que você tem disponível para utilizar na
elaboração de um currículo e na participação em processos
seletivos (entrevistas, dinâmicas de grupo, etc.).
Dica número 3: pesquise que organizações
(microempreendedores, empresas de pequeno e médio porte,grandes
empresas, etc.) possuem funções de trabalho similares ao que você
sabe fazer.
Esta pesquisa pode ser feita pela internet e
também utilizando dados e informações de sua rede natural de
contatos (parentes, amigos, vizinhos, colegas de escola, curso
técnico ou faculdade, colegas e ex-colegas de trabalho).
Dica número 4: descubra como as pessoas são
contratadas nestas organizações.
Algumas recebem indicações. Outras empresas
iniciam o processo seletivo via cadastro em portais na internet.
Dica número 5: elabore um currículo que
comunique o que você quer fazer.
Tendo definido se quer trabalho remunerado ou
voluntário, o que você sabe (já estudou e já praticou), o que
está disposto a fazer, o tipo de organização que você está
procurando e como geralmente as pessoas são contratadas nestas
organizações, você terá possibilidade de elaborar um currículo
que ao ser recebido terá mais chances de despertar a atenção de
quem faz a seleção.
Se você tem mais dicas que funcionam, compartilhe!
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Comemorando
a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro
"Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos
anteriores.
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* Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas competências profissionais vem sendo construídas através da experiência com artistas independentes, coletivos de arte (Coletivo Tarrafa e Bataclã FC), movimentos sociais (Software Livre, Fórum Social Mundial), eventos (Opus Promoções), shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), shows internacionais (Avril Lavigne, Steel Pulse), festivais (Claro que é Rock, "IBest Rock", Live n´ Louder), grupos culturais (Nós do Morro, Instituto Ensaio Aberto), espetáculos de teatro (Os Dois Cavalheiros de Verona, Machado a 3x4 e Missa dos Quilombos), projetos sociais (Sistematização de Experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços populares, Rebelião Cultural, Nós do Morro 20 Anos), redes (Rede Acreana de Cultura, Solos Culturais - Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas), atividades formativas (Aprenda a Organizar um Show, Aprenda a Produzir um Artista, aula na SP Escola de Teatro, Presença Digital Saudável, Programa Produtor Cultural Independente, Semana de Gestão e Políticas Culturais), espaços de discussão e reflexão (Música e Ação, Observatório Criativo), OSCIP (Observatório de Favelas) e gestão de carreiras artísticas (foi empresário da banda Pata de Elefante em 2007, proponente do grupo no programa Rumos Música 2007-2009 do Itaú Cultural e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil).
Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais), é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de cultura e entretenimento do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação.
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