terça-feira, maio 15, 2012

Começou a Oficina Produção Musical Independente




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Sábado passado começamos no SESC de São João de Meriti, na região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, a oficina "Produção Musical Independente". Trata-se de uma série de seis cursos básicos do Programa Produtor Cultural Independente.

Falei "começamos" pelo fato de que um curso só acontece quando pessoas se encontram, produzem e participam. Esta oficina está contando com o apoio da Ana Christina Augusto dos Santos e equipe do SESC São João de Meriti, estagiários do SESC, produção executiva da minha parceira Ahnis Fraga.

Encontros, diversidade, participação ativa do público, noção de carreira artística e noção de oportunidade de negócios. Um pequeno resumo de nosso primeiro dia da Oficina Produção Musical Independente.


Encontros

Tive a surpresa de ter nos dois cursos a Patricia Polayne, artista sergipana que possui um trabalho belíssimo do qual eu já era fã. Ela veio junto com a amiga Ana Raquel Gama direto de Alagoas, onde moram. Patricia deu uma aula de humildade. Artistas com uma carreira consistente, como a dela, tendem a achar que não precisam de formação. Patricia está aberta para o aprendizado, para a troca.

Vejam aí duas músicas dela. 



"Arrastada", registro ao vivo durante o show de lançamento do disco "O Circo Singular", Circo Estoril, Aracaju, Sergipe, novembro de 2009. Produção TV Aperipê. Direção Gabriela Caldas.


"Aparelho de memoriar", durante show que ela realizou no circuito Conexão Vivo em 2010


Diversidade

Percebi na sala uma diversidade que muitas vezes não acontece nos encontros de produção cultural. Tinham estudantes de produção cultural do IFRJ, da UFF, da Cândido Mendes, gente que já parou de estudar, advogadas, dançarina, produtores de teatro independente, produtora de shows de rock, artista profissional. A sala estava linda.





Vejam aí um vídeo da banda 7Quedas do Rodrigo Medeiros.
 


Vejam aí um vídeo da Ivy Morais.




Vejam aí um vídeo da dançarina e coreógrafa Cíntia Carvalho.


Escutem a Andy Mandarino no http://soundcloud.com/andymandarino



Participação ativa do público

Praticamente todo mundo participou ativamente. Perguntas, ideias, colocações, sugestões. Fiquei impressionada com a inquietação dos participantes com relação a necessidade de se estruturar melhor o sistema cultural da região que compreende os municípios da Baixada Fluminense.


Noção de carreira artística

Falamos bastante da importância de se compreender que a ideia de carreira artística tem bastante sintonia com método de trabalho. O método, a organização, são ingredientes que aumentam as chances de um trabalho ter maior repercussão.


Noção de oportunidade de negócios

"Possibilidade" de negócio não é a mesma coisa que "oportunidade" de negócio.
Dividimos a turma em 7 grupos de 3 pessoas e trabalhamos a tarde inteira com exemplos concretos formas de pensarmos ações culturais como oportunidades de negócios.


Ficou com vontade de participar? Veja a programação dos próximos sábados.


Dia 19/05
9h às 12h - Aprenda a Fazer Propostas e Projetos
13h às 18h - Aprenda a Organizar um Show

Dia 26/05
9h às 12h - Aprenda a Divulgar seu Evento
13h às 18h - Aprenda a Iniciar um Agenciamento Artístico

Inscrições gratuitas pelo fone (21) 2755-7237

Vagas limitadas


[Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings. Este blog recebeu até agora 186.325 visitas e 397.663 visualizações]


********************************************************************************



Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Suas competências profissionais vem sendo construídas através de sua experiência de vida com artistas independentes, shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), shows internacionais (Avril LavigneSteel Pulse), festivais (Claro que é Rock, "IBest Rock", Live n´ Louder), grupos culturais (Nós do Morro), espetáculos de teatro (Os Dois Cavalheiros de VeronaMachado a 3x4 e Missa dos Quilombos), projetos sociais (Sistematização de Experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços popularesRebelião CulturalNós do Morro 20 Anos), redes (Rede Acreana de CulturaRedes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas), atividades formativas (Aprenda a Organizar um ShowAprenda a Produzir um ArtistaPresença Digital Saudável), espaços de discussão e reflexão (Observatório Criativo), OSCIP (Observatório de Favelas) e gestão de carreiras artísticas (foi empresário da banda banda Pata de Elefante em 2007 e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil).

Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais), é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de cultura e entretenimento do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação.

Desde de 2010 é aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

********************************************************************************


Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: