segunda-feira, junho 13, 2011

Associação Brasileira de Gestão Cultural promove na próxima quarta palestra sobre desenvolvimento institucional na cultura




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Amigos, como vários já sabem, eu faço parte da equipe de comunicação e relacionamento da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Muitos já devem ter recebido convites meus para ingressarem nas redes do Facebook e Twitter da ABGC, que estou gerenciando.

Hoje quero dar um destaque especial para uma ação cultural e educativa muito importante que a ABGC está organizando e que irá acontecer esta semana.

Trata-se da palestra "Desenvolvimento Institucional na Cultura". Nela serão abordados os temas captação de recursos de empresas, pessoa física e fundações, “Modelo OS”, sustentabilidade, parcerias internacionais, posicionamento institucional, comunicação e estrutura organizacional.

Estes conteúdos serão apresentados por Mauricio Cruz, coordenador de desenvolvimento institucional da Santa Marcelina Cultura. Mauricio é pós-graduado em Gestão Cultura pela Universidade de Barcelona, com atuação na Osesp e Festival de Cinema Independente de Barcelona.

O encontro será mediado por:

Lucimara Letelier – Diretora da Artefoco/mcBrasil, consultoria em Desenvolvimento Institucional para organizações culturais e sociais. Mestrado em Administração das Artes, pela Universidade de Boston (EUA), coordenadora da ABCR Cultura.

Kátia de marco – Coordenadora do Programa de Estudos Culturais e Sociais – UCAM. Presidente e fundadora da Associação Brasileira de Gestão Cultural.

Este importante evento terá ainda a participação de Michel Freller – ABCR, Monica Toyota – Santa Marcelina Cultura, e outros membros da ABCR Cultura, ABCR Rio, ABGC.

Eu vou estar lá.

Anotem nas suas agendas:

Palestra "Desenvolvimento Institucional na Cultura"
Quarta-feira, 15 de junho, 19h
Universidade Cândido Mendes
Rua da Assembléia, 10, 42° andar
Salão Marquês de Paraná
Entrada franca

Promoção:
PECS – Programa de Estudos Culturais e Sociais
Associação Brasileira de Gestão Cultural


*********************************************************************************

Dica imperdível para hoje no Rio de Janeiro: UFRJ recebe George Yúdice

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ recebe, na próxima segunda (13/06), às 17h30, o professor George Yúdice, da Universidade de Miami, que ministrará a palestra "Possibilidades da arte e viabilização da cultura". Na atividade, que marcará a reabertura do Salão Pedro Calmon, acontecerá também o lançamento dos novos volumes da coleção Passagens e do novo site do FCC-UFRJ. O evento está previsto para ter início às 17h30.

Yúdice, Ph.D pela Universidade de Princeton, é especialista em política cultural, globalização e processos transnacionais, organização da sociedade civil, entre outros. O evento tem apoio do Banco do Brasil, da Superintendência Geral de Administração e Finanças (SG6) da UFRJ e da Fundação Universitária José Bonifácio.

O Salão Pedro Calmon fica no segundo andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca.

*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: