Divulgar uma ideia é construir uma ponte para se chegar a algum lugar
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
Outra estratégia para divulgar uma ideia é criar pontos de apoio.
Eu divulgo que é preciso qualificar as pessoas que atuam no mercado das artes, comunicação, cultura, eventos e entretenimento. Para que esta ideia se multiplique, venho criando pontos de apoio para isso. Vejamos alguns exemplos.
Articulação com Poder Público
Participei dos trabalhos do Fórum Permanente de Economia da Cultura do Rio Grande do Sul e fiz uma proposta de criação de uma incubadora cultural em audiência pública realizada na Assembléia Legislativa em Porto Alegre em setembro de 2007.
Qualificação de coletivos de cultura
Palestra "Começar a Fazer - informações úteis para quem deseja profissionalizar sua atividade cultural" realizada no festival Grito do Rock, em Brasília, em fevereiro de 2010.
Discussões sobre qualificação com novos empreendedores culturais
Encontro para troca de experiências com a participação de Fabrício Fuji e BC (banda Móveis Coloniais de Acaju), Instituto Batucar e Coletivo Palavra, promovido pela Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, em julho de 2010.
Proposta de qualificação em universidades
Palestra "Gestão Cultural: um novo campo de possibilidades para os profissionais da Administração", na abertura da V Semana da Administração da Universidade Estadual Paulista (UNESP), representando a Associação Brasileira de Gestão Cultural, em 23 de agosto de 2010.
Consultoria para qualificação profissional
Clique para ler
Consultoria e repasse metodológico de gestão para produção cultural para grupos culturais do estado do Acre. Este trabalho, realizado graças a parceria da Rede Acreana de Cultura (Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, Fundação Elias Mansour, SEBRAE, SESC, IPHAM e SESI), gerou uma cartilha básica de produção cultural e deu oportunidade aos alunos do projeto Cultura Acreana para se capacitarem, fazerem atividades de benchmarking no estado de Goiás e produzirem o Porto Arte Festival na cidade histórica de Porto Acre em setembro de 2010.
Produção de conteúdo fomentando a qualificação
Publicação do texto "Vamos educar pessoas para a produção cultural?" no portal Overmundo em 2007 e no Guia Brasileiro do Mercado da Música 2008/2009 do Instituto Totem Cultural.
Apoio a projetos de produção de conteúdo que fomentam a qualificação
Participação no evento de lançamento do projeto "Produção Cultural no Brasil" no Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ em setembro de 2010.
Acompanhamento de nova tendências no setor cultural
Balanço do Seminário Internacional de Políticas Culturais 2010 from Helena Klang on Vimeo.
Participação no Seminário Internacional de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa em outubro de 2010, no Rio de Janeiro.
Trabalho em rede para amplificar a ideia de profissionalização
O livro "Aprenda a Organizar um Show", de minha autoria, só foi viabilizado graças a uma rede de parceiros qualificados.
A edição do texto foi realizada pelo jornalista, músico e escritor Rodrigo dMart. A revisão do texto foi realizada também pelo Rodrigo e pela jornalista e artista plástica Yara Baungarten. As ilustrações foram realizadas pela Yara.
A capa e o projeto gráfico da edição impressa foi realizada pelo designer Índio San (Everson Nazari). A diagramação foi realizada pela Manuela Kanan.
A produção gráfica, a distribuição, a comercialização, o lançamento e a divulgação da edição impressa foram realizadas pela Imagina Conteúdo Criativo.
O texto do prefácio da edição impressa foi escrito por Leonardo Costa, pesquisador e doutor do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia.
Comece a fazer! Crie você também os seus pontos de apoio!
*********************************************************************************
* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.
Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.
Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Alê Barreto é cliente do Itaú.
*********************************************************************************
Receba informações sobre cultura e participe das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)
ABGC no Facebook
ABGC no twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário