terça-feira, abril 12, 2011

Como divulgar suas ideias?





Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Ontem falamos nas possibilidades que se abrem quando resolvemos divulgar uma ideia. Hoje vamos pensar um pouco sobre "como" divulgá-la.

Em junho do ano passado, resolvi mudar a forma como utilizava o meu blog Alexandre Barreto (www.alexandre-barreto.blogspot.com). Usava ele anteriormente como um "currículo on-line". Desde então passou a ser uma espécie de "visite a nossa cozinha" (leia o post na íntegra). Numa cozinha você encontra desde um chef que acerta de primeira um determinada receita até um cozinheiro insatisfeito que resolveu fazer o prato novamente. A ideia é escrever sem me preocupar só em divulgar boas notícias. Acho mais a cara do nosso dia a dia.

Pois bem: o fato de ter me permitido escrever de forma mais livre, o que permite que minhas ideias cheguem mais longe, não exclui a necessidade de aprender a fazer isso.

Isso me levou a começar a avaliar "como" estava escrevendo minhas ideias. Percebi que alguns textos poderiam estar sendo muito extensos e outros curtos demais.

Como divulgar uma ideia é um processo muito parecido com vender uma ideia, pesquisei na literatura de marketing este assunto e encontrei o artigo "Texto longo ou texto curto?" escrito por Pedro Venturini Filho, publicado no site da revista Venda Mais.

No artigo, o autor afirma que no marketing a busca de se chegar a um tamanho adequado de texto visa gerar motivação e impulso de compra.

O especialista aconselha:

- colocar-se no lugar do comprador;

- sempre que possível, faça testes;

- segmentação (se a mensagem estiver nas mãos de quem a quer receber, será lida do início ao fim, entendida e, com grande índice de sucesso, comprada!);

- não devemos deixar de fora do texto nenhum valor percebido pelo cliente.


Sugestão do Alê Barreto: comece a se colocar no lugar do seu leitor.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



Receba informações sobre cultura e participe das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)



ABGC no Facebook



ABGC no twitter

Nenhum comentário: