segunda-feira, abril 11, 2011

Aumente a sua relação com o que você deseja realizar: divulgue suas ideias


Marcelo Tas foi apresentador do projeto "Conexões de Ideias", uma websérie que narra a história de personagens em busca de implantar uma ideia inovadora e com potencial transformador na sua vida, no seu trabalho ou na sua comunidade


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Uma boa forma de desenvolver algo que você acredita é criar uma relação com isso. Sabe por quê? Porque uma relação é algo que desperta nossa atenção.

Se você é um dançarino, passa boa parte de sua semana envolvido com treinamento, exercícios físicos e cuidados com sua alimentação. Se você é um instrumentista, passa boa parte de sua semana tocando o seu instrumento. Se você gosta de estudar, provavelmente passa boa parte de sua semana lendo, pesquisando. Então, se você quer desenvolver uma ideia, transformá-la em um projeto, você precisa criar uma relação com isso.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer para criar esta relação é ocupar uma parte do seu tempo divulgando ideias nas quais acredita.

Uma ideia, no estágio inicial, geralmente é bruta, opaca. Não se tem muita clareza sobre ela. O fato da ideia ainda não ter uma "forma definida" faz com que muitas pessoas tenham um certo receio de divulgá-la. Talvez por medo de parecer ridículo, medo de parecer empolgado demais com algo que não caia no gosto da maioria, medo de receber críticas.

Na medida em que ocupamos parte do nosso tempo com a divulgação de nossas ideias, os medos começam a diminuir. Na medida em que ocupamos parte do nosso tempo com a divulgação de nossas ideias, pensamos sobre elas. Na medida em que ocupamos parte do nosso tempo com a divulgação de nossas ideias, vamos vendo o quanto elas necessitam ser detalhadas para que se tornem realidade.

Por fim, na medida em que ocupamos parte do nosso tempo com a divulgação de nossas ideias somos capazes de perceber se elas são apenas nuvens passageiras ou jardins que sentimos prazer em cultivar.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



Receba informações sobre cultura e participe das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)



ABGC no Facebook



ABGC no twitter

2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa a matéria!

Geralmente a falta de criar uma relação com aquela ideia, ou seja, desenvolver o trabalho, acaba na desistência.

Parabéns pela matéria

Alexandre Barreto disse...

Valeu Kadu!
Continue junto!

Abs!

Alê Barreto