segunda-feira, fevereiro 14, 2011

É preciso melhorar a qualidade do atendimento no setor cultural


Mario Persona fala sobre atendimento


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Qualquer profissional que está no mercado sabe que a primeira coisa que alguém deve fazer em sua profissão é atender bem. Entre "saber" e "fazer", há um processo.

Vejamos alguns "mitos" e algumas sugestões para melhorarmos a qualidade do atendimento no setor cultural.


"Eu atendo bem"

A imagem que temos de nós próprios nem sempre corresponde à realidade.

Sugestão: faça uma pesquisa com seus clientes e fornecedores para avaliar se você realmente está atendendo bem.


"A empresa que eu trabalho não valoriza o bom atendimento"

Atender bem não é algo que se faz para a empresa onde se trabalha. Os resultados de um bom atendimento são diretamente revertidos para quem o realiza com sucesso.

Sugestão: procure estudar o que é um bom atendimento e comece a praticá-lo no dia a dia.


"Quem precisa atender bem é o pessoal de vendas e de assessoria de imprensa"

Todo mundo precisa atender bem. Do empresário ao bilheteiro. Inclusive o artista.

Sugestão: faça uma reunião com sua equipe de trabalho e avalie o nível de conhecimento de cada um, para perceber quem precisa de treinamento.


"É difícil arrumar tempo e dinheiro para investir em treinamento para atendimento"

É difícil arrumar tempo e dinheiro para qualquer tipo de atividade educativa no Brasil.

Sugestão: priorize desenvolver o seu treinamento. Há farta literatura e oferta de cursos para você ampliar o seu atendimento.


"Atendimento não gera dinheiro"

Atender bem é praticamente uma venda. Quem atende bem consegue sensibilizar sócios, empresários, prestadores de serviços e artistas a participarem de seus projetos.

Sugestão: experimente colocar a pessoa que atende melhor em sua equipe na atividade de visita à empresas para venda de projetos.


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* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. É um profissional que gosta de planejar e de executar. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.

Recomenda os cursos da Associação Brasileira de Gestão Cultural, o Programa Petrobras Cultural e os projetos do Itaú Cultural.


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)




Alê Barreto é cliente do Itaú.

2 comentários:

Fábio Neves disse...

Oi Alê, ótimas dicas!

Eu procuro sempre iniciar uma conversação com um sorriso e um "Bom dia!".

Mais uma vez o mais simples é o mais eficaz..

Abs.

Alexandre Barreto disse...

Grande Fábio!

A complexidade do nosso trabalho é tornarmos ele simples.!

Um grande abraço!

Alê