quinta-feira, fevereiro 17, 2011
Novas turmas dos cursos do Produtor Cultural Independente em Brasília no mês de março
Arte do curso de extensão "Aprenda a Organizar um Show" ministrado na Unisinos (RS)
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
Em janeiro estive em Brasília ministrando a 12ª turma do curso "Aprenda a Organizar um Show" e a
5ª turma do curso "Aprenda a Produzir uma Banda". Durante três dias mais de 50 pessoas passaram por estas ações de capacitação profissional, que aconteceram na Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB. Veja matéria publicada no site deste parceiro.
Olhando minha agenda, percebi que não poderei ir com tanta frequência a Brasília este ano. Então conversei com a minha parceira Mirella Malta e agendamos mais duas turmas para o início de março.
É uma boa oportunidade para quem quer aproveitar o tempo disponível antes do Brasil parar no carnaval.
Neste post vou falar do curso "Aprenda a Organizar um Show". No próximo, falarei do "Aprenda a Produzir uma Banda".
O que é o projeto “Aprenda a Organizar um Show”?
O projeto “Aprenda a Organizar um Show” consiste na difusão de um método prático que ensina passo a passo como realizar um show. Idealizado em linguagem descontraída, dinâmica e objetiva, o curso proporciona informações úteis para quem deseja trabalhar com cultura e entretenimento.
Durante dois dias os participantes aprendem de forma intensiva detalhes sobre atividades de pré-produção (período que antecede o show), produção (período de realização do show) e pós-produção (período após o show), e têm a oportunidade de trocar experiências e construir novas redes de relacionamento. O curso conta ainda com um módulo extra: agenciamento de espetáculos culturais.
Após a realização do curso, os participantes seguem trocando informações através do blog www.produtorindependente.com
Conceito
O projeto surgiu da percepção de que um novo mercado cultural está se estruturando no país e que necessita de conteúdo voltado para educação, capacitação e novos negócios.
Segundo seu idealizador, o produtor cultural Alê Barreto, a iniciativa contribui para o desenvolvimento da cadeia produtiva da economia da música, auxilia produtores e músicos iniciantes, escolas e ONGs que atuem com projetos de democratização cultural, e abre possibilidade de que instituições e secretarias de educação e cultura utilizem o livro para a capacitação de agentes culturais.
Lançamento pioneiro na internet
O livro “Aprenda a Organizar um Show” foi inicialmente publicado em 2006 no blog “Produtor Cultural Independente” (http://www.produtorindependente.com). Depois, entre outubro de 2007 e janeiro de 2008, foi publicado na forma de fascículos no portal Overmundo (www.overmundo.com.br).
Compartilhamento da informação
O livro “Aprenda a Organizar um Show” foi publicado através da licença jurídica Creative Commons, que permite que as pessoas possam copiar, distribuir e criar obras derivadas da publicação, com uso não-comercial, desde que compartilhadas pela mesma licença.
Lançamento da edição impressa
Em maio de 2008, o livro "Aprenda a Organizar um Show" ganhou sua primeira edição impressa, numa bem sucedida parceria com a editora independente Imagina Conteúdo Criativo, dos jornalistas Yara Baungarten e Rodrigo Mart. Contou com projeto gráfico do designer Everson Nazari e prefácio assinado por Leonardo Costa, pesquisador do tema “organização da cultura” na Universidade Federal da Bahia.
Uma ideia que se tornou uma ação educativa permanente
De uma idéia que deu origem a um blog, um livro eletrônico e um livro impresso, “Aprenda a Organizar um Show” deu origem a um curso.
Suas primeiras turmas foram no Grupo Nós do Morro (Rio de Janeiro/RJ) e
no Fórum Internacional do Software Livre (Porto Alegre/RS).
Receptividade
“Aprenda a Organizar um Show” vem tendo uma boa receptividade. Foi recomendado por Tatiana Zaccaro, gerente de negócios da Fagga Eventos, na reportagem “A Voz da Experiência”, publicada no Jornal O Globo, Caderno Megazine (Profissões), Rio de Janeiro, em setembro de 2009.
Além disso, já foi ministrado como curso de extensão universitária em parceria com o curso de graduação em Gestão Cultural da Unisinos (RS),
melhor universidade particular da região sul segundo avaliação do MEC, e já formou 11 turmas nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Rio Branco (AC), Porto Alegre (RS), São Leopoldo (RS) e Belo Horizonte (MG).
Como participar da próxima turma em Brasília?
Entre no site www.mirellamalta.com.br e faça sua inscrição [NOVO!]
Nova turma em Belo Horizonte
Veja como participar do curso em Minas [NOVO!]
Novas turmas no Rio de Janeiro e São Paulo
Rio de Janeiro: somente em janeiro 29 pessoas já manifestaram o interesse em participar da primeira turma aberta em terras cariocas!
"Aprenda a Organizar um Show" a partir de abril de 2011
Saiba como participar
São Paulo: 20 pessoas já estão se organizando para fazer parte da primeira turma na capital paulista!
"Aprenda a Organizar um Show" a partir de abril de 2011
Saiba como participar
*********************************************************************************
* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. É um profissional que gosta de planejar e de executar. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.
Recomenda os cursos da Associação Brasileira de Gestão Cultural, o Programa Petrobras Cultural e os projetos do Itaú Cultural.
21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
Alê Barreto é cliente do Itaú.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário