sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Produtor Cultural Independente amplia sua parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural



Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Pelo segundo ano consecutivo estou colaborando com a divulgação das atividades da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Este ano a parceria foi ampliada: além de divulgar aqui no blog, fui convidado para gerenciar os perfis do Facebook e do Twitter. Neles serão disponibilizadas informações sobre a ABGC, seus cursos e sobre cultura em geral.


Conheça a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)

É uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 2005, que atua na profissionalização e na formação de conhecimento junto aos setores de Produção e Gestão Cultural e Social, mediante a realização de ações e projetos voltados à qualificação profissional e à inserção das profissões afins no mercado de trabalho.

Através de um convênio com a Universidade Candido Mendes (UCAM), desenvolve atividades e cursos com currículos acadêmicos voltados à formação profissional do produtor e do gestor em diversos segmentos culturais. Em 2001 foi implantado o primeiro curso de graduação em Produção Cultural do Rio de Janeiro e, em 2002, o primeiro curso de pós-graduação lato sensu – MBA em Gestão Cultural no país, que já está em sua sétima turma.


Diretrizes de Atuação

O plano de ação da ABGC busca contribuir para a dinamização de quatro segmentos identificados como "elos" do que chamamos de Cadeia de Profissionalização dos Setores Culturais:

Formação Profissional: capacitação especializada em nível técnico e acadêmico, que visa atender à demanda institucional de aprimoramento de seus quadros e de geração da qualidade de conteúdos de seus programas, projetos e ações culturais. Saiba mais sobre as ações para a formação profissional




Formalização da Profissão: ações que operam nas esferas de reconhecimento da profissão, por parte do Estado, do terceiro setor e do setor privado, além de sua formação associativa. Saiba mais sobre as ações para a formalização da profissão


Formação do Conhecimento: geração de estudos, registros, pesquisas e publicações de conteúdos afins ao campo da gestão em cultura, gerados no universo acadêmico em interação com práticas recentes.


Livro "Economia da Cultura: ideias e vivências": realização da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)


Formação de Mercado: iniciativas voltadas à ativação do mercado de trabalho para os profissionais atuantes nos setores culturais e de mercados e públicos para as ações, bens e produtos culturais.

Saiba mais sobre as diretrizes de atuação


Participe das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural




Receba informações através do twitter




ou do Facebook.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. É um profissional que gosta de planejar e de executar. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.

Recomenda os cursos da Associação Brasileira de Gestão Cultural, o Programa Petrobras Cultural e os projetos do Itaú Cultural.


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)




Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: