segunda-feira, setembro 13, 2010

Associação Brasileira de Gestão Cultural promove debate sobre reforma na lei de Direitos Autorais proposta pelo MinC


Clique para ler


Por Alê Barreto*


Cada vez mais agradeço por estar fazendo o MBA em Gestão Cultural. O curso oferece muitas oportunidades de aprendizado. Está me proporcionando um grande desenvolvimento.

Quando falo em desenvolvimento, não falo apenas em conhecimento. A Associação Brasileira de Gestão Cultural, criadora e organizadora do curso, através de convênio firmado com a Universidade Cândido Mendes, tem uma preocupação constante em estimular ações em prol da profissionalização da cultura, que é algo que vai além do que apenas ministrar cursos.

Um bom exemplo disso são os "Encontros com a Cultura". Tratam-se de palestras e debates abertos ao público em torno de temas atuais do universo cultural brasileiro. A proposta é promover o intercâmbio entre profissionais que são referencias em suas áreas de atuação e a nova geração de produtores e gestores em cultura.

Na próxima quarta-feira, será realizada uma mesa de debates que irá discutir o anteprojeto para Reforma da Lei de Direitos Autorais proposto pelo MinC.

Eu vou estar lá e espero encontrar vocês.

Segue o release da divulgação.


Direitos Autorais: uma análise da reforma
Avaliação do anteprojeto para Reforma da Lei de Direitos Autorais proposto pelo MinC



Em 2005 o Ministério da Cultura lançou o Fórum Nacional de Direito Autoral, que foi o início dos debates sobre a mudança da lei. No dia 31 foi encerrada a consulta pública do anteprojeto e no total foram quase 8 mil sugestões.

De acordo com o Ministério da Cultura, a reforma deve “garantir os direitos de artistas e criadores, além de harmonizar essa garantia com o direito de todo cidadão brasileiro de ter acesso à cultura e ao conhecimento e os direitos dos investidores”.

As opiniões são controversas e durante o período de consulta pública foram realizados diversos debates. Dentro desse contexto, o encontro se propõe a analisar as mudanças apresentadas pelo MinC.

O debate é parte da série “Encontros com a Cultura”, realização do MBA em Gestão Cultural do Programa de Estudos Culturais e Sociais, da Universidade Candido Mendes em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural, que também oferece a pós-graduação em Produção Cultural.

Serviço:

Direitos autorais: uma análise da reforma
Data: 15/09
Horário: 19h
Local: Rua da Assembléia – 10 – 42° Andar – Universidade Candido Mendes - Salão Marquês de Paraná

Palestrantes:

Sydney Sanches - Mestre em História, Política e Bens Culturais pela FGV-RJ. Advogado especializado na área de Propriedade Intelectual.

Eduardo Senna - Mestre em Direito Internacional com foco em Propriedade Intelectual pela Universidad de Valladolid – Espanha

Entrada franca


Mais informações: www.gestaocultural.org.br


PECS – Programa de Estudos Culturais e Sociais
pecs@candidomendes.edu.br
21 3543-6489/ 6457


*******************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: