quarta-feira, julho 07, 2010
Good copy bad copy: um documentário que discute a questão da pirataria
Por Alê Barreto*
"Pirataria tem um significado interessante na Nigéria porque as pessoas tendem a pensar: "quem faz isso é um criminoso", "as pessoas vão comprar uma falsificação, uma cópia barata".
A cópia pirata na Nigéria custa o mesmo que a cópia genuína, então o dinheiro não é a questão. A falsificação ou a cópia genuína custam o mesmo. E a pirataria só ocorre quando a cópia genuína está disponível. Então se você se esforça para oferecer ao público a cópia genuína, assim que ela for lançada, por que alguém compraria uma cópia pirata?
Nós também tentamos criar soluções para os problemas que criam a pirataria, ao invés de apenas perseguir as pessoas que falsificam os produtos".
(Trecho do depoimento de um profissional de cinema na Nigéria)
Você tem um conceito formado sobre o que é pirataria? Acredita que o fenômeno crescente de pessoas vendendo cópias de DVDs e CDs trata-se apenas de uma ação criminosa?"
Assista este documentário e tire suas próprias conclusões.
*******************************************************************
* Alê Barreto tem 38 anos. É administrador, produtor cultural independente, palestrante e gestor de conteúdo também dos blogs Alê Barreto, onde divulga seu processo de trabalho, e Encantadoras Mulheres, um blog que tem por objetivo reciclar valores machistas.
Marcadores:
Creative Commons,
Direitos Autorais,
Good copy bad copy,
livre circulação,
novos formatos de produção cultural,
novos modelos de negócios na música,
open business
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário