terça-feira, março 02, 2010

Produtor Cultural Independente torna-se parceiro da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)




Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Dias atrás, no post dedicado a apresentar o trabalho da gestora cultural Dedé Ribeiro (não esqueçam de acompanhar a turnê que ela está produzindo), falei que todo o meu trabalho é uma construção baseada na conexão, troca e aprendizado com diferentes profissionais. Agora dou mais um passo neste sentido.

O blog Produtor Cultural Independente, preocupado em estimular a organização do setor cultural brasileiro, tornou-se parceiro da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC).

O início desta parceria será marcado por duas importantes ações: apresentação da ABGC e divulgação dos cursos promovidos pela mesma. A apresentação será feita neste post e terá um gadget na capa do blog para que durante todo o mês possa ser visualizada por novos internautas.


O que é a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)?

É uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 2005, que atua na profissionalização e na formação de conhecimento acadêmico junto aos setores de Produção e Gestão Cultural e Social, mediante a realização de ações e projetos voltados à qualificação profissional e à inserção das profissões afins no mercado de trabalho.

Sediada no Rio de Janeiro, a ABGC tem como prerrogativa reunir pesquisadores, professores e profissionais das áreas da produção de bens culturais e do gerenciamento em cultura, nos âmbitos público e privado, propondo-se a realizar cursos de capacitação em formatos diversos – corporativos, de extensão e de pós-graduação –, além de pesquisas e publicações. Somam-se a isso atividades de intercâmbio institucional por meio da promoção de seminários e debates em torno de questões relevantes ao aprimoramento profissional em sentido amplo.

Em convênio com a ABGC, a Universidade Candido Mendes (UCAM) vem desenvolvendo atividades e cursos com currículos acadêmicos voltados à formação profissional do produtor e do gestor em diversos segmentos culturais. Em 2001 foi implantado o primeiro curso de graduação em Produção Cultural do Rio de Janeiro e, em 2002, o primeiro curso de pós-graduação lato sensu – MBA em Gestão Cultural no país, que já está em sua sétima turma.


Diretrizes de Atuação

O plano de ação da ABGC busca contribuir para a dinamização de quatro segmentos identificados como "elos" do que chamamos de Cadeia de Profissionalização dos Setores Culturais:

Formação Profissional: capacitação especializada em nível técnico e acadêmico, que visa atender à demanda institucional de aprimoramento de seus quadros e de geração da qualidade de conteúdos de seus programas, projetos e ações culturais. Saiba mais sobre as ações para a formação profissional




Formalização da Profissão: ações que operam nas esferas de reconhecimento da profissão, por parte do Estado, do terceiro setor e do setor privado, além de sua formação associativa. Saiba mais sobre as ações para a formalização da profissão


Formação do Conhecimento: geração de estudos, registros, pesquisas e publicações de conteúdos afins ao campo da gestão em cultura, gerados no universo acadêmico em interação com práticas recentes.


Livro "Economia da Cultura: ideias e vivências": realização da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)


Formação de Mercado: iniciativas voltadas à ativação do mercado de trabalho para os profissionais atuantes nos setores culturais e de mercados e públicos para as ações, bens e produtos culturais.

Saiba mais sobre as diretrizes de atuação


Site da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)

No site www.gestaocultural.org.br você encontrará diversos conteúdos e possibilidades de interação, tais como informações sobre os cursos, notícias atualizadas, oportunidades, publicações com download gratuito, artigos de profissionais do mercado e links para sites da área cultural.

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