sexta-feira, março 12, 2010

MBA em Gestão Cultural é uma oportunidade de ampliar conhecimentos e estabelecer contato com profissionais que atuam no mercado da cultura


Clique para aumentar a visualização


Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Iniciei o mês de março anunciando que o Produtor Cultural Independente iniciou uma parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC).

O início desta parceria começou com a apresentação da ABGC e com a inserção de um gadget na capa do blog com um link para o site desta conceituada instituição.

A segunda etapa trata-se da divulgação das novas turmas do Programa de Estudos Culturais e Sociais em 2010. Para isso, ao invés de se criar "anúncios" ou "propagandas", o Produtor Cultural Independente optou por seguir dois conceitos que pratico neste blog: verdade e simplicidade.

Desta forma, estou entrevistando alguns professores e ex-alunos dos cursos e publicando aqui seus depoimentos, juntamente com informações sobre as novas turmas.

Além disso, já comecei a comentar algumas impressões sobre as aulas que estou assistindo, no Módulo "Cultura e Tecnologia". Quem ingressar na turma do MBA em Gestão Cultural que inicia em abril, será meu colega durante todo o ano de 2010.


Nosso primeiro entrevistado: professor Dr. Márcio Schiavo





Empresário, Doutor em Comunicação, Diretor da Comunicarte Marketing Cultural e Social. Desenvolve projetos e apoia empreendimentos na área do desenvolvimento humano, responsabilidade social e ambiental. É Diretor da ANDI, Conselheiro da ABDL, da SBRASH, Representante no Brasil do Population Media Center. Coordena o MBA em Gestão Social e é professor do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes.


Pergunta: Professor Márcio, que valores e benefícios um profissional agrega à sua carreira investindo em sua formação através dos cursos promovidos pela Associação Brasileira de Gestão Cultural?

Dr. Márcio Schiavo: Fazer um curso da Associação Brasileira de Gestão Cultural assegura ao participante uma formação multidisciplinar teórica e prática nas áreas de gestão cultural e social. O contato com professores atuantes no mercado e o intercambio com colegas, quase sempre profissionais reconhecidos, amplia as oportunidades e estimula o empreendedorismo dos que querem atuar nas áreas socioambiental e cultural.


Como estudar nos cursos da Associação Brasileira de Gestão Cultural em 2010

A Universidade Cândido Mendes em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural, há sete anos implantou o primeiro curso superior de Produção Cultural da cidade do Rio de Janeiro e a primeira pós-graduação em Gestão Cultural do Brasil, recebe em abril de 2010 novos alunos para os cursos de pós-graduação lato sensu, MBA em Gestão Cultural e em Produção Cultural.

O MBA em Gestão Cultural vem implementar a capacitação e o aprimoramento profissional na área de Administração dirigida à instituições, programas e projetos culturais, visando otimizar a eficiência das propostas programáticas para o setor. As aulas terão início em abril de 2010, com carga horária de 405 h, duração de 16 meses, no campus Centro, no turno da noite (das 19h às 22h) e aulas às terças e quintas-feiras.

Já a pós-graduação em Produção Cultural tem como objetivo qualificar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo da produção executiva em cultura, em todas as etapas: da elaboração à realização de programas e ações culturais nas diversas áreas dos meios de expressão. As aulas também terão início em abril de 2010, com carga horária de 376 h, duração de 16 meses, no campus Centro, no período das 8h às 17h em sábados quinzenais.

Sob a coordenação acadêmica da Profª. Kátia de Marco, o corpo docente é composto por profissionais destacados tanto na esfera executiva como nos setores acadêmicos como Paulo Sergio Duarte (Gestão de Patrimônio Histórico); Yole Mendonça e Marcelo Mendonça (Bases Administrativas na Gestão Cultural); Marcio Schiavo (Responsabilidade Social Corporativa); Eduardo Senna (Direitos Autorais na Produção Digital); Lia Calabre (Políticas Públicas Para a Cultura); Eliane Costa (Cultura Digital); Ana Carla Fonseca Reis (Micro e Macro Economia da Cultura); José Carlos Barboza (Legislação de Incentivos ao Setor Cultural). Os cursos recebem ainda novos professores, que abordarão conteúdos e experiências executivas das suas carreiras bem sucedidas: Leonardo Brant, Heloísa Lustosa, Lárcio Benedetti, Marcos Mantoan e Gilson Peranzetta.

Apesar de terem focos de conteúdos distintos, ambos os cursos se direcionam a formar e reciclar profissionais atuantes na área da cultura; criar novas gerações de gestores, empreendedores, administradores e produtores culturais; proporcionar ao profissional uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, comunicação, museologia, artes e cultura; preparar o profissional para tomada de decisões, gerenciamento de equipe, análise de projetos, engenharia de orçamentos e domínio do empreendimento cultural.

Informações:

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
PROGRAMA DE ESTUDOS CULTURAIS E SOCIAIS (PECS)
Rua da Assembléia, 10 / sala 616 – Praça XV – Rio de Janeiro
Marcação de entrevista pelos telefones (21)3543-6489 /9972-7693
E-mail: pecs@candidomendes.edu.br
www.candidomendes.edu.br ou www.gestaocultural.org.br

2 comentários:

Jessica Santos disse...

Legal a explicação. Mas ainda não entendo perfeitamente a diferença entre essas pós. Vou fazer uma delas, com certeza!

Lívia Gusmão disse...

Apenas sinto o fato de não terem uma base em São Paulo. Sou do interior do Estado e tenho buscado informações e aperfeiçoamento no mercado cultural. Sugestões?