terça-feira, dezembro 08, 2009

Micro patrocínio: uma ótima alternativa para viabilizar uma ação cultural




Por Alê Barreto (produtor cultural independente)


Em janeiro deste ano eu elaborei um roteiro básico para auxiliar na captação de recursos. Trata-se de um tema que estará sempre nos acompanhando, pois para termos independência, autonomia, temos que ir pouco a pouco aprendendo a financiar nossas atividades culturais.

Recapitulando:

- o primeiro passo é determinar quanto de dinheiro vamos precisar;
- o segundo passo é compreender que quanto mais alta a quantia a ser captada, mais complexa será a ação de captação de recursos;
- o terceiro passo é pensar qual será o tipo de financiamento: privado ou público?


O idéia do micro patrocínio

Uma boa forma de se buscar recursos na iniciativa privada é o micro patrocínio. É a forma mais elementar e popular de captação de recursos praticada no setor cultural. Muita gente no Brasil faz isso.

O micro patrocínio segue um raciocínio similar ao do micro crédito. No micro crédito, se empresta pequenas quantias de dinheiro. No micro patrocínio, se vende pequenas cotas de patrocínio.

Toda vez que alguém sai oferecendo para amigos e comerciantes conhecidos que coloquem suas logomarcas em materiais de divulgação em troca de "apoios", que são cotas financeiras pequenas, de R$ 10,00, R$ 20,00, R$ 40,00 ou R$ 50,00, na prática está vendendo cotas de micro patrocínio.


A falta de percepção da importância do micro patrocínio

Na página 40 da minha monografia "Modelo de um Sistema de Informações de Marketing para Financiamento da Música", trabalho de conclusão do meu curso de graduação em Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2006, mencionei: "(...) Mesmo sendo 98% das empresas existentes, responsáveis por 59% dos postos de trabalho e 20% do PIB do país, as pequenas e microempresas foram muito pouco citadas nas entrevistas. (...) Esta pouca percepção da participação e do potencial de expansão de investimentos das pequenas e microempresas gera um gargalo na busca de recursos financeiros. A oferta de projetos de música aumenta a cada ano, mas crê-se que só há o Estado e as grandes empresas como fontes de financiamento".

Na época da pesquisa, era nítido em Porto Alegre que a maior parte da música independente da cidade contava com apoio direto (leia-se "micro patrocínio") de pequenos empreendedores.


Ative uma rede de micro patrocinadores


- Faça uma relação de todas as pessoas físicas e/ou pequenos empreendedores que podem comprar cotas de micro patrocínio.

- Elabore um planejamento em que fique claro para estes pequenos empreendedores os benefícios que eles irão usufruir ao contribuir com este empreendimento.

- Venda as cotas de micro patrocínio para este público-alvo.

- Cumpra com tudo que você combinar com os micro patrocinadores.

- Apresente um relatório das realizações que foram possíveis graças ao micro patrocínio.

- Mantenha uma comunicação constante com os micro patrocinadores. Construa relacionamentos de médio e longo prazo.

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