quarta-feira, janeiro 14, 2009

Campus Party Brasil 2009: inovação tecnológica, entretenimento e produção cultural



Por Alê Barreto

Tudo começou num Barcamp. Sabe o que é isso? Eu também não sabia o que era. Lá estava eu em Porto Alegre, no tal do Barcamp, conversando com pessoas dos Movimentos Sociais e do Software Livre, num modelo de troca de conhecimentos que surgiu nos Estados Unidos em 2005 e se propagou rapidamente pela rede como forma de articular pessoas e idéias ao redor do mundo, quando ouvi pela primeira vez o assunto "Campus Party".

No primeiro instante, "Campus Party" me soou como a dica de alguém para que eu conhecesse o evento, que falava de internet, software livre, etc.

Contudo, ano passado, quando estive no RS divulgando o meu livro "Aprenda a Organizar um Show", acabei por acidente encontrando no aeroporto o Marcelo D´Elia Branco, amigo lá de Porto Alegre, que me passou um cartão com os contatos dele. Na época ele me pediu que enviasse alguma informação sobre qual lugar no mundo o hardcore estava bombando. Acabei esquecendo de pesquisar. Quando ele me encontrar de novo, irá tirar o meu escalpo...

Bom, mencionei ele porque o encontro, além de matar a saudade, pois o Marcelo é super bacana, foi decisivo para que eu fosse em busca de informações sobre o assunto, pois ele é o diretor da Campus Party Brasil.

De acordo com o site oficial, o Campus Party é considerado o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997 na Espanha, que reúne durante sete dias milhares de participantes com seus próprios computadores procedentes de diversos países, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo tipo de atividades relacionadas a tecnologia, a cultura digital e ao entretenimento em rede.

As oficinas, conferências, competições e atividades são dividas em 12 áreas temáticas que abrangem praticamente todos os campos da criatividade, da tecnologia e do entretenimento digital: CampusBlog, Games, Modding (arte e otimização), Robótica, Simulação, Design, Fotografia, Música, vídeo, Desenvolvimento e Software Livre.

Acho interessante que os produtores culturais independentes que puderem compareçam ao evento. Ali terão oportunidade de vivenciar uma importante experiência para sua formação, que é ver como se organiza e se implementa uma ação cultural concatenada com duas das maiores tendências da atualidade: inovação tecnológica e entretenimento. Se eu conseguir articular minha ida ao evento, sem atrapalhar os serviços que estou prestando no RJ, com certeza estarei lá.

Destaco aqui algumas informações importantes para quem pretende ir que são ao mesmo tempo um excelente modelo de como organizar e disponibilizar informações num site de um evento ou festival independente. Copie boas idéias como essas:

- informação geral sobre o evento aqui.
- escolher como participar;
- como fazer inscrições;
- onde e como chegar;
- primeiros passos;
- normas do evento;
- perguntas mais frequentes.

Ah, quase ia esquecendo: informações para imprensa e créditos para patrocinadores.

Um comentário:

Lunatikus Diskus disse...

Ola Alê,

Estarei na campus party este ano e descobri o seu blog pesquisando sobre o evento.
Parabéns cara, seu blog é bem interessante.
Este será o primeiro ano em que a CP terá uma área dedicada a música, onde atuo profissionalmente. Estou bastante curioso com o que vou encontrar lá.
Se você puder ir, vamos trocar umas idéias...
Abraços,
Claudio Lyra.
www.myspace.com/claudiolyra