terça-feira, julho 22, 2008

Edição 2008 do Seminário de Cultura da UERJ tem início no mês de julho



A Comissão Estadual de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro (COMCULTURA/RJ) criou em parceria com a UERJ, desde 2002, por intermédio do Departamento Cultural (Decult), da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura/SR-3, o Seminário Permanente Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Em seis anos de atuação, o Seminário qualificou mais de 700 gestores, técnicos e trabalhadores de cultura e educação e arte-educadores em mais de 200 encontros, entre palestras, debates, visitas guiadas, totalizando mais de 540 horas de atividades, além de três publicações entre outras iniciativas que permitiram a consolidação de dados sobre a produção cultural no Estado, gerando um mapeamento inédito das ações culturais desenvolvidas por mais de 80 municípios.

As atividades do Seminário ajudaram a melhorar o desempenho dos gestores públicos de cultura dos municípios fluminenses, permitindo a melhor alocação de recursos para atender às reais necessidades de suas populações. Desde 1986, no Brasil, com a criação da Lei Sarney e a posterior implantação, em 1991, de sua substituta, a Lei Rouanet, o debate sobre o fomento à cultura vem se tornando cada vez mais decisivo para a preservação de tradições locais e a promoção de diálogos interculturais que, simultaneamente, conservam e difundem os patrimônios material e imaterial, sem descaracterizá-los.


PÚBLICO-ALVO
Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; 220 vagas.


FORMATO
O Seminário permanente é dividido em quatro módulos temáticos, desenvolvidos em palestras, oficinas e debates. É adotada uma estrutura bastante aberta e flexível, de forma a comportar tanto conferências e comunicações, quanto debates, relatos de vivências e desenvolvimento de pesquisas, atendendo à demanda específica dos gestores culturais de formação e qualificação profissional, de troca de experiências e de produção de conhecimento específico na área de gestão pública de cultura.




PROGRAMA

Módulo I
Cultura e Política cultural; Estado e cultura: panorama contemporâneo; Política cultural: conceito e histórico; As políticas culturais no Brasil e no exterior e Legislação cultural.

Módulo II
Gestão Cultural; Planejamento e ação; Administração de instituições culturais; Gerência de atividades culturais; Gestão de patrimônio / educacional e cultural; Elaboração e avaliação de projetos culturais; Tensões culturais e especificidades regionais e Economia da cultura.

Módulo III
Produção, comunicação e marketing; Marketing cultural; Pesquisa de mercado; Turismo cultural e Consumo cultural / Jornalismo cultural.

Módulo IV
Experiências Municipais; Especificidades municipais e Práticas administrativas culturais.


PERÍODO
28 de Julho a 15 de dezembro de 2008
Palestras de 9h30 às 12h30 (intervalo) 14h às 16h30


CALENDÁRIO
28 julho - Aula Inaugural - UERJ Maracanã - 14h - Auditório 11, com o Prof. Dr. Adair Rocha (MinC/RJ - ES)

11 de agosto – Casimiro de Abreu;

25 de agosto – Nova Iguaçu;

09 de setembro – UERJ Maracanã;

15 de setembro – Friburgo;

22 de setembro – Angra dos Reis;

20 de outubro – UERJ/FFP/São Gonçalo;

04 de novembro – UERJ/Maracanã;

17 de novembro – Paty do Alferes;

01 de dezembro – Casimiro de Abreu;

08 de dezembro – UERJ/FFP/São Gonçalo;

15 de dezembro – UERJ/Maracanã.


CARGA HORÁRIA
90 horas


AULA INAUGURAL

Com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC), das Representações Regionais do Ministério da Cultura (MinC), no Rio de Janeiro e Espírito Santo, da Fundação Casa de Rui Barbosa e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC/RJ), o Seminário terá início, em 2008, com aula inaugural do Prof. Dr. Adair Rocha, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da UERJ. O Professor é o representante do MinC nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A aula acontecerá no dia 28 de julho, no Auditório 11, do Campus Maracanã, da UERJ, a partir das 14h.


COMISSÃO ACADÊMICA E EXECUTIVAAdair Leonardo Rocha (Chefia da Representação Regional RJ e ES/MinC)
Cascia Frade (Coordenação/DECULT/SR-3)
Cleisemery Campos da Costa (Comcultura/Direção Articulação Transversal)
Eva Doris Rosenthal (SEC/RJ)
Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa – MinC)
Regina Henriques (Sub-Reitora/UERJ/SR-3)
Ricardo Gomes Lima (Direção/DECULT/SR-3)
Sonia Cardoso (Comcultura/Direção de Integração)

ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO/REALIZAÇÃO
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - SR3/DECULT
Comissão Estadual de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro (COMCULTURA /RJ)

APOIO
Ministério da Educação (MEC/ Secad)
Ministério da Cultura (MinC) / Representação Regional RJ e ES
Secretaria de Estado de Cultura (SEC/RJ)


INSCRIÇÕES
Os interessados poderão se inscrever pessoalmente no Departamento Cultural da UERJ, Rua São Francisco Xavier 524, bloco f, sala 126 térreo, no Maracanã ou por e-mail: seminariodecult@gmail.com, no período de 4 a 28 de julho, das 9h às 17h.

Nenhum comentário: