sexta-feira, junho 13, 2008

REDES - Cobrindo o Pelô



Foi lançado dia 20 de maio de 2008 o concurso de blogs “Redes-Cobrindo o Pelô” na sede do Programa Pelourinho Cultural.

Os participantes devem criar as páginas com base no tema: "Pelourinho: bom para morar, trabalhar, visitar e freqüentar"

Os três melhores blogs, eleitos por votação pública, terão seus links disponíveis no Portal Cultural do Pelourinho, um dos produtos a serem criados pelo projeto Pelourinho Digital.

“Com esses projetos, o Programa Pelourinho Cultural começa a atuar de forma mais efetiva na implementação de políticas públicas para o Centro Histórico e seu entorno. A idéia é envolver jovens moradores na elaboração de novos discursos sobre a região, a partir de uma ação que vai possibilitar a inclusão social e digital dessa população”, destaca o secretário de Cultura, Márcio Meirelles.

O concurso de blogs, nesse sentido, visa estimular a reconstrução da memória do Centro Histórico e, ao mesmo tempo, o reconhecimento de seus atuais agentes sociais. “Qual o perfil de quem mora, trabalha, freqüenta e visita hoje o Pelourinho? O reconhecimento das dinâmicas econômicas e sociais do Pelourinho, que é o coração do Centro Histórico, é fundamental para que seja possível promover o desenvolvimento sustentável de todo o Centro Antigo de Salvador”, destaca o secretário.

O concurso acontece em parceria com a produtora cultural Adorno Lisboa Produções e Eventos, que vai contemplar as três melhores criações com até três mil reais.

As páginas vencedoras serão definidas por votação pública através de um link postado por cada concorrente no período entre 21 e 30 de junho. No dia 1º de julho, os ganhadores serão notificados por endereço eletrônico. “O tema pode ser explorado de infinitas formas. Queremos incentivar os diversos olhares sobre o Pelourinho, desde o seu aspecto social, econômico e cultural até o seu significado como patrimônio da humanidade”, explica a Diretora do Pelourinho Cultural, Ivanna Soutto.

Textos, fotografias, resenhas, ilustrações e imagens em movimento, são apenas algumas das ferramentas disponíveis para uso dos participantes. “Pode-se utilizar de inúmeras linguagens. É necessário apenas que estejam embasados na história e nos aspectos reais que envolvem a região. A idéia é que sejam projetos artísticos para extrair e apresentar para o mundo o que o Pelourinho, que é um pólo infinito de informações, tem a oferecer”, diz a produtora cultural, Andréa May. O objetivo principal, explica, é promover conhecimento e difundir informações sobre o Centro Histórico de Salvador.

A criatividade dos participantes e a sua qualidade interpretativa podem estar fundamentadas nas histórias dos moradores e comerciantes locais, na arquitetura do lugar, nos monumentos, no patrimônio material e imaterial, nos eventos ou nos espaço públicos, por exemplo. “Além do registro de informações, o que tem uma importância inquestionável, acredito que vamos suscitar discussões e maior interesse acerca do nosso Centro Histórico”, completa May.

Saiba mais

Nenhum comentário: