segunda-feira, junho 23, 2008

AfroReggae comemora 15 anos na 9ª Edição do Prêmio Orilaxé



Artigo de Marcos Luca Valentim publicado no site do AfroReggae em 20/06/2008.

Evento, em parceria com a Unesco, também celebrará os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos e terá, além dos premiados, homenagem especial a 15 pessoas que colaboraram com o Grupo Cultural ao longo de sua trajetória.

O prêmio Orilaxé, do Grupo Cultural AfroReggae (GCAR), já se sedimentou como um dos mais importantes do país. A 9ª edição, no entanto, será especial: marcará os 15 anos da instituição. Para celebrar a data, pela primeira vez, o prêmio será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, numa festa para 2,5 mil pessoas, de todas as cores, classes, credos e opções sexuais. O evento, em parceria com a Unesco, terá como tema os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos e irá comemorar as diferenças.

Apresentado pela cantora Fernanda Abreu e pelo rapper Marcello Silva, o Orilaxé deste ano, além das 15 categorias, fará, também, uma homenagem especial a 15 parceiros de longa data e que colaboraram para as conquistas do AfroReggae. São eles: os governadores de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Aécio Neves e Sergio Cabral; a atriz Regina Casé; o apresentador Luciano Huck; o Vice Presidente de responsabilidade Social do Grupo ABC, Luís Roberto Pires Ferreira.; o diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger; a gerente de patrocínios da Petrobras, Eliane Costa; o Co-Presidente do Conselho de Administração da Natura, Guilherme Leal; o vice-presidente de marketing do Banco Real, Fernando Martins; Denise Dora da Fundação Ford; o dono da Furacão 2000, Romulo Costa; a coordenadora do CESeC/UCAM, Silvia Ramos, o Pastor Marcos; o antropólogo Hermano Vianna, e o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda.

Com direção e cenografia de Gringo Cardia, o evento contará com shows da banda AfroReggae, que dividirá o palco com Zeca Pagodinho, Olodum, o Rappin Hood e Leandro Sapucahy. Entre as músicas do repertório está a clássica “Imagine” de John Lennon, que será tocada pelo AfroReggae junto com um grupo de Hare Krishna e a Banda 190, da Polícia Militar.

Os prêmios, que também foram criados por Gringo, terão estampadas as caras de crianças das comunidades onde o AfoReggae atua (Vigário Geral, Parada de Lucas, Complexo do Alemão e Cantagalo), e, serão entregues por pessoas que têm histórias ligadas à luta pelos Direitos Humanos. Fernando Gabeira; MV Bill; o presidente do Grupo Conexão G, de militância gay, Gilmar dos Santos; Dona Conceição, fundadora da AMAR, que luta pelos direitos dos detentos da FEBEM; Luiz Mendes, que elaborou um guia para a reintegração social de ex-presidiários; Rejane Pereira, que criou o Grupo de Mulheres Cidadania Feminina, que promove apitaços em Recife a fim de coibir a violência doméstica; o colombiano Hugo Acero, que foi um dos principais expoentes para a redução da criminalidade naquele país, entre outros, serão alguns dos entregadores.

Os premiados são: os músicos Rappin Hood, Roberta Sá e Siba e a Fuloresta (PE), que levarão para casa, respectivamente, os Orilaxés de melhor cantor, cantora e grupo musical. Na categoria jornalismo, a vencedora é Amélia Gonzalez, editora do caderno Razão Social, do jornal O Globo. Berg Silva, também do O Globo, foi escolhido como o melhor fotógrafo.

De São Paulo, veio a inovação em veículo de comunicação e o prêmio vai para o Canal Moto Boy, um projeto de comunicação audiovisual celular realizado por profissionais motociclistas, que mostram várias facetas da capital paulista.

A bailarina Mercedes Batista, que foi a primeira negra a integrar o Corpo de Baile do Theatro Municipal e inventora do balé afro no país, levará para casa o Orilaxé na categoria Tradição Afro-Brasileira. Edson Cardoso (DF) será agraciado por produção de conhecimento, enquanto o prêmio de responsabilidade social irá para Olinta Cardoso (RJ) diretora de Comunicação Institucional da Vale e membro do Conselho da Fundação Vale. Mestre Felipe, do Maranhão, que é hoje o mestre vivo de maior expressão do tambor de crioula, levará o prêmio de cultura popular.

Na categoria empreendedorismo social o prêmio vai para Francisco Alemberh de Souza Lima, criador da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, no Ceará. É também daquele estado que vem o prêmio de projeto social, para o Banco Palmas.

O projeto Cultura Viva, do Ministério da Cultura, ganhará a categoria inovação social. Também de Brasília, o novo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, receberá o prêmio de políticas públicas, por toda sua trajetória. O advogado João Tancredo, que dedicou sua vida aos Direitos Humanos levará a premiação desta categoria.

O prêmio, criado pelo AfroReggae em 2000, no dialeto iorubá quer dizer “a cabeça que tem o poder de transformação” e busca mostrar como estes exemplos servem de inspiração para melhorar a realidade.

Conheça o AfroReggae

Nenhum comentário: