segunda-feira, dezembro 12, 2016

O Brasil de Walter Firmo


Entrevista de Walter Firmo concedida ao Conversa Afiada




Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com





Em meio a tanta efervescência sobre "em que Brasil vivemos" ou "que Brasil queremos", iniciada nas manifestações de 2013, fiquei pensando em falar sobre profissionais cujas carreiras artísticas e criativas possuem o Brasil, sua cultura e seu povo como elementos centrais. Tanta gente faz isso que é difícil escolher. Ontem, mexendo em antigas fitas VHS, achei um filme chamado "O Brasil de Walter Firmo". Trata-se de um documentário premiado no Festival Nacional de Vídeo promovido pelo MAM/Rio. A data é janeiro de 1997. O documentário foi uma produção coletiva de Ana Lopes, João da Mata e Jorge Goia (Utopia Filmes).





Foto: Milton Montenegro



Procurei na internet, para recomendar aqui, mas não achei. Então pensei em mostrar algum outro material sobre Walter Firmo. Outra tarefa difícil. Há muitas imagens, reportagens e informações sobre este mestre da fotografia.

Felizmente achei duas fontes muito bacanas: uma que está no início desta postagem, uma entrevista concedida ao jornalista Paulo Henrique Amorim (parte 1 e parte 2), e outra que é uma autobiografia feita para a TV Facha.

Assista. Mestre Walter Firmo tem muito a ensinar sobre a carreira artística e criativa da fotografia. Uma de suas grandes referências é o fotógrafo húngaro André Kertész.



Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais, obrigado!


Cadastre-se para receber conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com




*************************************



Livro "Carreira Artística e Criativa" [NOVO!]



Livro "Aprenda a Organizar um Show"



Facebook

https://www.facebook.com/ProdutorIndependente/

https://www.facebook.com/blogprodutorindependente/

https://www.facebook.com/groups/140209426161752/



Twitter


https://twitter.com/alebarreto


*************************************



Alexandre Barreto acredita que disseminar conhecimentos e atuar em redes são boas formas de se realizar mudanças. Em 2006 formou-se em Administração de Empresas e criou o blog Produtor Cultural Independente. Compartilhou seu primeiro livro Aprenda a Organizar um Show na internet, acessado por mais de 26 mil pessoas, e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou com artistas, ações, projetos e com organizações da sociedade civil como Grupo Nós do Morro, Instituto Ensaio Aberto (Armazém da Utopia), Observatório de Favelas e a Orquestra de Câmara da Rocinha, das quais continua parceiro. Desde 2009 realiza também ações formativas. Seus textos, cursos, workshops e palestras têm inspirado muitas pessoas no Brasil. Concluiu o MBA em Gestão Cultural e está divulgando Carreira Artística e Criativa, seu segundo livro, é mais um fruto da relação amorosa e duradoura que tem com o universo artístico e da parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural. Saiba mais

Nenhum comentário: