sábado, julho 23, 2016

Uma carreira artística e criativa não se desenvolve só com projeto. Tem que fazer acontecer





Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Muita gente me perguntou ao longo de quase 15 anos de trabalho e ainda pergunta porque eu não dou aulas sobre "como fazer projetos culturais", ainda mais tendo eu a formação de administrador. As pessoas que dão esta sugestão, em sua maioria, utilizam como justificativa a ideia de que o tema projetos "está em alta", "está bombando", "está sendo muito procurado".

Timidamente, dei alguns cursos de projeto entre 2012 e 2013. Um curso simples que se chama "Aprenda a fazer propostas e projetos". Talvez volte a dar este curso, mas sempre com muita cautela, pois existe hoje no Brasil uma oferta muito grande de cursos de projeto, cursos de planejamento, livros, métodos, etc, que vendem a ideia de que se a pessoa fizer o curso ou comprar o livro, necessariamente terá sucesso em seu projeto. Não quero que associem o meu trabalho a esta ideia de que existe o "plano perfeito". E esta percepção não é algo somente meu. Milhares de pessoas pensam assim. A vida me ensinou isso e as pessoas que inspiram o meu trabalho continuam me ensinando isso.

Uma das pessoas que inspira o meu trabalho é o navegador Amyr Klink. Hoje, assistindo um vídeo dele, me deparei com uma fala dele que explica como "atitude" é mais importante que "planejamento que busca a perfeição":

"(...) acontece um momento em que você tem que parar de planejar. O Brasil tá com essa fobia agora de planejamento. Não adianta nada você ser um super planejador. Chega um momento em que você tem que fazer acontecer, tem que executar".

Se você está buscando realizar um projeto, veja o que Amyr Klink recomenda no vídeo "Como conseguiu tornar suas viagens viáveis?"



*************************************


Veja como adquirir o novo livro "Carreira Artística e Criativa" 

http://produtorindependente.blogspot.com.br/2016/05/como-adquirir-o-livro-carreira.html



*************************************




Alê Barreto é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", criador da marca e blog "Produtor Cultural Independente" e autor do novo livro "Carreira Artística e Criativa". Desde 2006 inspira artistas, produtores e empreendedores no Brasil. Formado em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e Associação Brasileira de Gestão Cultural.

Saiba mais

+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: