sábado, junho 06, 2015

Sarah Thornton provoca: o que é um artista?






Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com




Semanas atrás, indo buscar um livro na Livraria Saraiva, me deparei com "O que é um artista?". Confesso que na hora não prestei muito atenção. Inúmeros teóricos já escreveram e escrevem sobre a arte e sobre os artistas. Existem infinitas visões sobre o tema, muitas delas recheadas de "clichês" sobre o que é arte, o que não é arte, o que é um artista, o que não é um artista... 
Vou com calma neste assunto. Acho que tenho mais a contribuir ajudando a expandir o campo de visão sobre o tema, ao invés de ficar repetindo dogmas.

Dias depois, li na página da editora Zahar um trecho de uma entrevista da autora Sarah Thornton para o Correio Braziliense:

"Normalmente, artistas são tratados com muito mais reverência. Eu os trato como seres humanos ao invés de santos". 

Passei a ficar interessado. Fui atrás do release oficial da divulgação do livro. Transcrevo um trecho abaixo:

"Ser um artista é uma forma radical de empreendedorismo ou um chamado vocacional como o sacerdócio? É uma extensão da filosofia ou um desdobramento do entretenimento?Depois de quatro anos e centenas de entrevistas, a escritora e socióloga da arte Sarah Thornton narra seus encontros e conversas com os maiores nomes da arte contemporânea, analisando e discutindo o papel do artista no mundo de hoje.

Com formidável talento para contar histórias, Thornton mergulha nos bastidores do universo artístico acompanhando e entrelaçando figuras menos conhecidas e grandes estrelas internacionais – como Jeff Koons, Ai Weiwei, Marina Abramović, Maurizio Cattelan, Cindy Sherman, Damien Hirst e a brasileira Beatriz Milhazes".


Fiquei mais interessado. Tenho a impressão de que o conteúdo não será uma repetição de velhos clichês. E me instigou muito poder conhecer mais sobre Marina Abramovic e Beatriz Milhazes.



Bom, está anotado. Já está na lista das minhas próximas leituras.


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.




*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: