sexta-feira, março 15, 2013

O humor é a linguagem por excelência da internet


Vídeo "Amante" do Coletivo Porta dos Fundos


Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


A frase que dá título e inspira este texto é parte de uma fala do Ronaldo Lemos, diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), publicada numa matéria sobre jovens comediantes brasileiros, na revista de bordo da empresa aérea Gol.

A fala completa é a seguinte:

"O humor é a linguagem por excelência da internet. Grande parte das formas de comunicação efetivamente originais da rede acontece por meio do humor. É interessante porque se trata de uma força poderosa, que motiva as pessoas a formar comunidades, a criar e até se engajar politicamente".

Os números trazem fortes evidências de que Ronaldo Lemos está certo. Segundo a matéria, os 70 vídeos produzidos desde agosto de 2012 pelo coletivo "Porta dos Fundos" (ver vídeo acima) já foram vistos mais de 113,5 milhões de vezes na internet. Os canais "Parafernalha" tem mais de 1,4 milhão de assinantes e o "Não faz sentido" mais de 1,6 milhão. O tumblr "Como eu me sinto quando" recebe 180 mil visitas por dia. A conta @OCriador do twitter tem mais de 1 milhão de seguidores.



Vídeo "50 tons de cinza" do ator Felipe Neto




Dica útil

Que tal pensar sua comunicação de forma mais descontraída e bem humorada?



****************************************************************************************






******************************************************************************************************


* Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Possui competências tanto para organização e execução de atividades de produção executiva de eventos como para planejamento, gerenciamento e execução de projetos culturais, sociais e corporativos, produção de conteúdo, palestras e ações formativas.


Escreve com freqüência no blog Produtor Cultural Independente, é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", é colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de economia criativa do SEBRAE, em publicações do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação. 



(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: