segunda-feira, julho 02, 2012

Produtor Cultural Independente ministra a aula "Começar a Fazer" no Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Ministério da Cultura




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com




Esta semana é um momento muito especial para mim. Estarei ministrando em uma das sedes do Ministério da Cultura, em Brasília, a aula "Começar a fazer: caminhos e disputas no exercício da gestão e da produção cultural". A proposta é ampliar o olhar sobre as atividades de organização da cultura, de forma que a produção cultural seja percebida em três planos: estratégico, tático e operacional. Também quer provocar o participante a pensar projetos em sintonia com as demandas existentes no cenário cultural brasileiro.


A aula faz parte da programação do "Encontro de Facilitadores", que encerra o primeiro ciclo do Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O encontro tem como finalidade garantir aos participantes condições básicas de transmitir os conhecimentos adquiridos e potencializar a atuação de outros agentes culturais em suas respectivas localidades.




Sobre o Programa de Capacitação em Projetos Culturais


Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do MinC, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Itaú Cultural (IC). O programa é gratuito e seu objetivo é capacitar de forma continuada agentes culturais dos setores público e privado, no intuito de qualificar a demanda no setor cultural. Além disso, ele visa contribuir para a melhoria dos resultados dos projetos culturais, por meio da formação de uma nova cultura gerencial comprometida com a transformação dos setores público e privado, responsáveis pela administração da área cultural.


Objetivos complementares do programa

- Capacitar artistas, gestores, empreendedores, administradores, técnicos e produtores culturais com experiência em distintas áreas, para atuarem na gestão de atividades culturais, nas esferas públicas e privadas.

- Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, marketing, artes e cultura.


- Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.


- Proporcionar informações para o desenvolvimento de empreendimentos próprios com a utilização da metodologia adequada.




Para conhecer mais sobre este programa


Acesse o portal http://www5.fgv.br/fgvonline/minc/



Articule ações em rede com esta atividade em seu estado.

********************************************************************************

Comemorando a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro "Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos anteriores.


Texto "Uma viagem que mudou minha vida"


Texto "Lembrei que gostava de música"


********************************************************************************




* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.


É um profissional empreendedor que gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a  novas propostas e convites.


Aprender, enfrentar desafios com otimismo e bom humor e trabalhar com pessoas de todas as classes sociais são suas marcas pessoais. Saiba mais


(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: