sábado, julho 14, 2012

Associação Brasileira de Gestão Cultural, Universidade Cândido Mendes e Cultura e Mercado promovem debate no Rio de Janeiro sobre financiamento à cultura no Brasil


Clique para ler



Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Recebi de Paulo Marcolino, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), o convite para participar da comissão de debatedores que farão uma rodada de interlocução com os participantes da mesa que irá debater os impactos do projeto de lei que pretende modificar o atual mecanismo da Lei Rouanet.


Estarão presentes neste encontro o Deputado Pedro Eugênio (PT/PE), relator do substitutivo ao projeto de lei atualmente em trâmite na Câmara dos Deputados e o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura Henilton Menezes (Ministério da Cultura).


A Associação Brasileira de Gestão Cultural, Universidade Cândido Mendes e o Cultura e Mercado estão de parabéns pela promoção deste importante espaço de diálogo e reflexão.

Sobre Lei Rouanet leia também os textos "Quem patrocinou projetos culturais no Brasil em 2011 utilizando a Lei Rouanet" do blog Produtor Cultural Independente e "Substituta da Lei Rouanet, ProCultura quer descentralizar produção do eixo Rio-São Paulo" publicado na revista Carta Capital.

Segue abaixo o release do encontro.

[Início do release]


Rio debate questões chaves do PROCULTURA - projeto de lei que revoga a Lei Rouanet em tramitação na Câmara dos Deputados

A Associação Brasileira de Gestão Cultural - ABGC promove o Encontros com a Cultura #Procultura para debater e refletir sobre o substitutivo que altera a Lei Rouanet com representantes do Ministério da Cultura, especialistas e lideranças culturais na quinta-feira, dia 19/7, no Rio.

Com a participação do Deputado Pedro Eugênio (PT/PE), relator do substitutivo ao projeto de lei para apresentar o atual texto em tramite na Câmara dos Deputados, a mesa de debate conta também com o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, para um balanço do atual mecanismo de financiamento, a Lei Rouanet, uma das maiores fontes de recursos do setor cultural no Brasil. O Encontro contará com uma rodada de comentários de especialistas, advogados e gestores convidados para a construção de vozes e entendimentos sobre a nova ferramenta de incentivo à cultura.

Questões como ampliar a abrangência do financiamento à cultura no país – tanto em segmentos como em territórios – ,a viabilidade comercial dos projetos, o financiamento por pessoa física, os critérios de pontuação para autorizar a captação de projetos entre outros temas estarão em discussão.

O encontro proposto pela ABGC no Rio faz parte de uma série de debates que tem acontecido em algumas capitais onde o substitutivo tem sido discutido por mobilização da sociedade civil organizada e empreendedores, que com uma atitude democrática, tem envolvido lideranças e representantes de entidades públicas, privadas e comunitárias da sociedade dos mais diversos setores da cultura.

O Encontros com a Cultura #Procultura Rio acontece no Salão Marquês de Paraná, 42º andar, na Universidade Candido Mendes, quinta-feira, 19/7, das 19 às 22 horas com entrada gratuita.

Serviço:
Encontros com a Cultura - #Procultura Rio
Dia 19 de julho das 19h às 22h na Universidade Candido Mendes.
Sala Marquês de Paraná - 42º andar.
Rua da Assembleia, 10 Centro - Rio

Palestrantes:
Deputado Pedro Eugênio proponente do PROCULTURA substitutivo da lei Rouanet
Secretário Henilton Menezes da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura MINC

Reserva: abgc@gestaocultural.org.br
Acesso: gratuito, com retirada de senha 20 minutos antes.

Informações 21-3543.6489

Público alvo:
Gestores e profissionais representativos da área cultural que utilizam o mecanismo de financiamento à cultura.
Jornalistas e profissionais interessados na economia da cultura.
Alunos e professores dos cursos de pós-graduação da UCAM/ ABGC e demais interessados do corpo docente da UCAM

Realização: Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC

Apoio: Universidade Candido Mendes e Cemec

Promoção: Cultura e Mercado www.culturaemercado.com.br

Também em parceria com a UCAM, a ABGC promove desde 2002 os “Encontros com a Cultura”, uma série periódica de palestras e debates em torno de temas relevantes e atuais acerca do universo cultural brasileiro. A proposta desse módulo é promover o intercâmbio entre profissionais referenciais em suas atuações e a nova geração de produtores e gestores em cultura, para troca de ideias e registro de relatos de experiências bem-sucedidas, registradas em vídeos, que formam um banco de dados audiovisual com fins didáticos e de pesquisa. Dirigido aos alunos e ao público em geral, visa contribuir com o fomento da formação profissional por meio de relevantes depoimentos de uma geração pautada pelo conhecimento empírico, para somá-los à produção de conhecimento acadêmico

[fim do release]



********************************************************************************




* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.


É um profissional empreendedor que gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a  novas propostas e convites.


Aprender, enfrentar desafios com otimismo e bom humor e trabalhar com pessoas de todas as classes sociais são suas marcas pessoais. Saiba mais


(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: