sexta-feira, junho 15, 2012

Observatório de Favelas assume a gestão da Arena Cultural da Penha no Rio de Janeiro

 



Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com 

O Observatório de Favelas está assumindo a gestão de um importante equipamento cultural situado em território popular na cidade do Rio de Janeiro.

A inauguração será amanhã 16 de junho e também no domingo 17 de junho, com atividades culturais a partir das 10h.

Segue abaixo o texto do Jaílson de Souza, coordenador geral do Observatório, sobre a importância desta nova etapa. Recomendo para quem pesquisa as relações entre produção e gestão cultural em espaços populares e para quem pesquisa como a arte e a cultura podem pautar um novo projeto de cidade.


Cultura - 13/06/2012 18:34
Arena Cultural da Penha
Jailson Souza e Silva
A construção das Arenas Cariocas é a expressão consequente de um projeto cultural que busca democratizar as condições de produção das artes na cidade do Rio de Janeiro; nele, o Estado, enfim, cumpre um papel relevante e protagonista no processo. Papel ainda mais significativo pelo fato do poder municipal reconhecer e valorizar a importância da parceria com a Sociedade Civil na construção dessa política pública no campo da cultura.
Através das Arenas Cariocas cria-se um canal central para que os sujeitos dos territórios populares sejam reconhecidos em sua riqueza de experiências e de criação estética, assim como expressões concretas de uma vertente de ação social e econômica fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população local. Assim, a relevância da construção da Arena Cultural da Penha – tais como a de Pavuna, Madureira e Guaratiba – decorre, acima de tudo, do fato dela materializar uma política pública que inverte a lógica política tradicional do Rio de Janeiro e concebe uma cidade na qual se valorizam e se fortalecem as práticas artísticas populares e suas organizações sociais.
Essa experiência singular tem ainda maior significado em um momento histórico no qual se afirma o papel da cultura como elemento central para o desenvolvimento econômico. Tais investimentos são de extrema importância, além disso, em termos educacionais, artísticos e, inclusive, no tocante à segurança pública, pois podem contribuir para transformações nas condições de existência dos territórios mais assolados por altos níveis de violência em condições urbanas civilizadas. Nesse caso, a Arena da Penha, que terá como público, dentre outros, os moradores dos Complexos da Penha e do Alemão, poderá cumprir um papel central na valorização ampliada do território e de seus moradores.
Esse tipo de ação é essencial para a construção de uma cidade mais justa e fraterna, na qual se valorizem as pluralidades estéticas e a igualdade de acessos às práticas artísticas/culturais, dentre tantas outras.  E, devido a esses pressupostos e confiança, é que o Observatório de Favelas decidiu assumir um projeto de cogestão do novo espaço artístico da Leopoldina.



********************************************************************************

Comemorando a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro "Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos anteriores.


Texto "Uma viagem que mudou minha vida"


Texto "Lembrei que gostava de música"


********************************************************************************




* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.


É um profissional que gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a novas propostas e convites.


Aprender, enfrentar desafios com otimismo e bom humor e trabalhar com pessoas de todas as classes sociais são suas marcas pessoais. Saiba mais


(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: