Recebi também do
Júnior Perim o material de divulgação do 1º Festival
Internacional de Circo (o maior deste gênero artístico já
realizado no Brasil e um dos maiores da América Latina ) que
acontecerá de 21 de junho a 1 de julho, nas comunidades pacificadas
da cidade
É muita coisa boa.
Seguem pontos que acho muito construtivos para cena cultural
brasileira e global.
Objetivos desta ação
cultural
Valorizar a estética
do circo contemporâneo com dezenas de apresentações de companhias
circenses nacionais e internacionais.
Proporcionar um legado
de alegria no imaginário popular carioca (anotem isso: trabalhar o
imaginário é fundamental para o desenvolvimento sustentável).
Fomentar a principal
agenda social do Rio de Janeiro dando a sua contribuição para
integrar as comunidades pacificadas à cidade e fazer dos seus
picadeiros e intervenções pontos de junção simbólica de
diferentes públicos e artistas.
Territórios que
receberão a ação cultural
Serão quatro espaços
principais: o Complexo do Alemão, que terá uma lona montada com 500
lugares; a Cidade de
Deus, que contará com uma lona de 500 lugares; o Circo Crescer e
Viver na Cidade Nova - zona de influência do Complexo do São
Carlos, com capacidade para 500 pessoas e a lona da Unicirco/Marcos
Frota localizada na Quinta da Boa Vista, zona de influência da
Mangueira, com capacidade para 2000 espectadores. Além das lonas,
acontecerão intervenções em praças, escolas, organizações
socioculturais e em espaços comunitários de 17 comunidades
pacificadas, como o Cantagalo, o Borel, o Santa Marta e o Andaraí,
entre outras.
Repertório
artístico-cultural
Entre as companhias
nacionais estarão em cena: Cia. Crescer e Viver de Circo; AfroCirco;
Nós no Bambu; Circo do Topetão; Teatro de Anônimo; Carroça de
Mamulengos; Coletivo Nopok e Circo Dux. Da cena circense
internacional o Festival vai colocar o público para se surpreender
com as acrobacias ousadas do Circolômbia, da Colômbia; a poesia
aérea do La Tarumba, do Peru; a narrativa do Collectif and Then, da
Inglaterra e a comicidade misturada às mais apuradas técnicas
circenses do Magda Clan, da Itália que figuram entre as oito
companhias internacionais convidadas.
O evento conta ainda
com o espetáculo Movimento Perpétuo - uma criação inédita,
montada e concebida exclusivamente para o Festival, ancorado na
temática Sustentabilidade. São 20 artistas de nove nacionalidades
diferentes comandados por um diretor australiano que terão 21 dias
para juntos ensaiar e apresentar um espetáculo com um repertório
amplo de habilidades circenses desenvolvidas pelos participantes nos
principais centros de formação para as artes do circo no mundo.
Comunidades pacificadas
O Festival
Internacional de Circo será o primeiro evento a se realizar
simultaneamente em todas as comunidades pacificadas, com intenção
de atrair um público de aproximadamente 50 mil pessoas durante todo
o evento e criação de mais de 300 postos de trabalho temporário
nas comunidades; além da formação de 100 jovens como assistentes
de produção.
“Espero que a
sociedade suba e conheça as comunidades. É o momento de diminuir
aquele conceito de Cidade Partida. Precisamos invadir socialmente,
espalhando o conceito e a prática de cidadania. É isso que vai
mudar a cultura das pessoas, e não apenas a presença da polícia”.
Com esta declaração, o Secretário
de Segurança José Mariano Beltrame fez um chamado à sociedade
carioca e o Festival entrou nesta agenda e vai invadir as comunidades
pacificadas com o melhor do circo do Brasil e do mundo
Atuação do festival
nas comunidades do Rio de Janeiro
Além da contratação
de jovens das diferentes favelas que integram o circuito de atividade
do festival, preparados para atuar na mobilização e articulação
comunitária e nas demais ações que envolvem a
cadeia produtiva do festival, o evento envolverá também
fornecedores e agentes produtivos locais que serão responsáveis
pela hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento
dos jovens artistas nas favelas. Será um momento importante para a
comunidade que poderá se beneficiar economicamente dessa integração,
para os artistas
que vão ampliar a
experiência de intercâmbio cultural e para o grande público que
vai conhecer as dinâmicas econômicas, sociais e culturais destes
territórios.
Patrocinadores
REDE GLOBO
Detentora do título
de uma das maiores redes de televisão do mundo a emissora cobre
98,44% do território brasileiro, atingindo 5.482 municípios e
99,50% da
população, apresentando aos espectadores uma programação
composta de 90% de produção própria, o que torna a TV Globo a
principal geradora de emprego para artistas, autores, jornalistas,
produtores e técnicos.
A emissora
implementa um conjunto de projetos sociais, em parceria com
instituições consagradas, que beneficiam-se da força mobilizadora
da Rede Globo, na procura de soluções para as questões
prioritárias do Brasil. O apoio às articulações, que vão em
socorro às causas sociais do país, é uma das missões da empresa
na área social e sua parceria com o Festival
Internacional de Circo vai além de divulgação e promoção
das atividades, é o compromisso da empresa, que tem sede no Rio de
Janeiro, com a proposta do evento de promover a junção simbólica
dos territórios pacificados ao conjunto da cidade.
Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
A Secretaria
Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro tem
como missão reconhecer a política cultural como a costura do
processo civilizatório, de dimensão simbólica, humana, capaz de
interferir no próprio conceito de cidade, sua inserção, e inserção
de seu povo, a convivência no espaço urbano com a reocupação das
praças públicas e a integração das políticas públicas para
tornar visíveis os invisíveis, valorizando o papel do Estado no
fomento e na execução das manifestações culturais em suas mais
diversas linguagens. O seu patrocínio ao Festival
Internacional de Circo se dá através do FATE
– Fundo de Apoio ao Teatro – que é destinado ao fomento das
artes cênicas e anualmente, por meio de edital de seleção pública
escolhe e contempla com recursos públicos, projetos de teatro e
circo de excelência, que compreendem a montagem de espetáculos e a
produção de eventos realizados na cidade do Rio de Janeiro.
Apoiadores
Banco BMG
Com pouco mais de
80 anos de atuação no mercado o Banco BMG vem cumprindo a
sua missão respeitando o meio ambiente e praticando a
responsabilidade social, posicionado entre as maiores empresas de
Minas Gerais e umas das principais instituições financeiras do
Brasil. Compreendendo a cultura como um dos principais atributos da
identidade de um país, o BMG vem contribuindo para a
viabilização de projetos em todas as áreas artísticas
patrocinando projetos de música, cinema, teatro e literatura, além
de projetos nas áreas social e esportiva. O banco que também apóia
grandes grandes clubes do futebol brasileiro agora seu juntou
ao Festival
Internacional de Circo - o maior do gênero no Brasil.
Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
A Secretaria de
Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro têm, entre
outras atribuições, a responsabilidade de formular e supervisionar
a execução da política estadual para a área cultural, em estreita
articulação com os órgãos e entidades a ela vinculadas, bem como
os demais órgãos públicos e privados envolvidos na área cultural,
incentivando a criação artística em todas as suas formas de
expressão, bem como a integração cultural, a pesquisa de novas
linguagens, a formação e o aprimoramento do pessoal de sua área de
atuação. O apoio da Secretaria de Estado de Cultura habilita
o Festival
Internacional de Circo, através da Lei
de Incentivo à Cultura, a buscar recursos que viabilizem a
sua realização, oferecendo aos patrocinadores a oportunidade de
investir no evento em troca de benefício fiscal sob a forma de
dedução do ICMS (Imposto sob circulação de mercadorias) a ser
recolhido.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Por meio de
parcerias com os setores público e privado, o Sebrae promove
programas de capacitação, estímulo ao associativismo,
desenvolvimento territorial e acesso a mercados. No Rio de Janeiro o
Sebrae vem apoiando o processo de produção do Festival
Internacional de Circo aportando através das sua Gerência
de Economia e Criativa uma série de consultorias. Além disso a
instituição criou um programa específico para atuação nas UPP –
Unidades de Polícia Pacificadora que vem contribuindo com
articulações nos territórios pacificados que vão integrar o
circuito artístico do festival.
Parceiros
FIRJAN
O Sistema FIRJAN é
um importante parceiro das empresas do Estado do Rio de Janeiro na
busca pelo desenvolvimento. As cinco organizações que compõem
o Sistema oferecem soluções e serviços capazes de multiplicar a
produtividade das empresas e melhorar a qualidade de vida dos
funcionários. O parceria da instituição com o Festival
Internacional de Circo se dá através do Programa SESI Cidadania,
lançado pelo Sistema FIRJAN nas comunidade pacificadas em
agosto de 2010 e que já prestou mais de 55 mil atendimentos
gratuitos para os moradores, com ações contínuas de educação,
saúde, esporte, lazer, cultura e qualidade de vida.
UPP SOCIAL
A UPP Social
coordena esforços dos vários órgãos da Prefeitura do Rio de
Janeiro e promove parcerias com os governos estadual e federal, o
setor privado e a sociedade civil para produzir resultados melhores e
mais eficientes, evitando o desperdício de recursos e a sobreposição
de projetos nos territórios pacificados, estratégia que visa
promover o desenvolvimento social, incentivar o exercício da
cidadania, derrubar fronteiras simbólicas e realizar a integração
plena da cidade. A parceria da UPP Social consiste na
cooperação da sua equipe de gestão que atua diretamente no
território, disponibilizando as informações detalhadas que
produzem sobre cada área de UPP, abrindo e fortalecendo as vias de
diálogo entre moradores, lideranças e gestores públicos, e
mobilizando as instituições para interagirem com o Festival
Internacional de Circo.
O
Observatório de Favelas é uma organização social de pesquisa,
consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento
e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos.
O Observatório busca afirmar uma agenda de Direitos à Cidade,
fundamentada na ressignificação das favelas, também no âmbito das
políticas públicas.
O
Observatório de Favelas persegue os seguintes objetivos:
- Formar uma ampla rede sociopedagógica para influenciar nas políticas públicas, torná-las efetivas, criar práticas horizontais de intervenção social nos espaços populares;
- Avaliar políticas públicas destinadas aos espaços populares, a partir da produção de instrumentos conceituais e metodológicos plurais;
- Elaborar conceitos e informações que rivalizem com as visões criminalizantes e homogeneizantes sobre os espaços populares;
- Formular e implantar práticas exemplares em educação, geração de trabalho e renda, moradia e regularização fundiária urbana, cultura, comunicação e segurança cidadã;
- Constituir referências inovadoras de produção do conhecimento, na nossa rede social e política, para viabilizar propostas de Direito à Cidade.
AGÊNCIA DE REDESPARA A JUVENTUDE
O projeto Agência de Redes para Juventude beneficia 300 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, municiando-os com ferramentas que permitam importantes conexões em seu próprio território. Desde abril de 2011, a iniciativa é responsável pela realização de oficinas artísticas. Além de estudar, o participante desenvolve o projeto de uma atividade ou de produto. A metodologia prevê atividades como aulas de projeto de vida, uso de lan houses e sistema que incentiva a participação do estudante, premiando-o com pontos que ampliam os recursos destinados ao seu projeto. Ao fim de dez meses de oficinas semanais - aos sábados, com oito horas de duração - todos os participantes ganham certificado de especialização expedido pela UFRJ. Criada pelo escritor e cineasta Marcus Vinícius Faustini, a Agência tem patrocínio da Petrobras.
O projeto Agência de Redes para Juventude beneficia 300 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, municiando-os com ferramentas que permitam importantes conexões em seu próprio território. Desde abril de 2011, a iniciativa é responsável pela realização de oficinas artísticas. Além de estudar, o participante desenvolve o projeto de uma atividade ou de produto. A metodologia prevê atividades como aulas de projeto de vida, uso de lan houses e sistema que incentiva a participação do estudante, premiando-o com pontos que ampliam os recursos destinados ao seu projeto. Ao fim de dez meses de oficinas semanais - aos sábados, com oito horas de duração - todos os participantes ganham certificado de especialização expedido pela UFRJ. Criada pelo escritor e cineasta Marcus Vinícius Faustini, a Agência tem patrocínio da Petrobras.
Realizadores
Um circo que junta arte
e transformação social no picadeiro, com a missão de contribuir
para o desenvolvimento humano, utilizando a cultura e as artes
circenses e performáticas como elementos centrais de uma atuação
focada na geração de múltiplas oportunidades de ascensão pessoal
e coletiva para crianças, adolescentes e jovens. O Crescer e Viver,
desde 2003, vem atuando nos campos da formação, produção, difusão
e fruição das artes circenses, se consolidando como uma das
principais organizações circenses do Brasil.
JUNIOR PERIM
Cofundador e
coordenador-executivo do Crescer e Viver, atualmente é presidente da
FIC – Federação Ibero-americana de Circo e, desde 2003, é um dos
protagonistas do chamado circo social no Brasil.
Produtor cultural
autodidata, ele assinou a direção de produção dos espetáculos
“Vida de Artistas – a arte de construir o espetáculo” (2007),
“Univvverrsso Gentileza – o mundo é redondo e o circo
arredondado” (2008) e “BAIÃO – a homenagem do circo a Luiz
Gonzaga” (2009) e, agora, assina a direção de produção “PASSOS”
(2010), todos encenados pela Companhia Crescer e Viver de Circo.
Militante e ativista do
processo sociocultural é também empreendedor social de reconhecida
expressão pública no Brasil e no exterior. Vem atuando como
palestrante e consultor em diversos projetos culturais, tendo
participado como expositor e orador em diferentes congressos,
simpósios, encontros e festivais nacionais e internacionais com
destaque para: Next-Rev – Congresso Internacional de Inovação
Social (Lisboa/2008); Curso de Verão dos Centros de Estudos Sociais
da Universidade de Coimbra (Lisboa/2009); V Seminário de Apoio a
Iniciativa Bairros Críticos – Arte e Empreendedorismo
(Lisboa/2009); Encontro de Escola Iberoamericanas de Circo no
Festival Internacional del Círculo (Lima/2010); Festival Pólo Circo
(Buenos Aires/2010); Simpósio Internacional de Circo Social no
RoundHouse Circus Fest (Londres/2010); e Simpósio Internacional
Favelas Circus do Circunscentrum (Bruxelas/2010).
M’BARAKÁ
Experiências Relevantes
Grupo multidisciplinar
de criativos que se uniu para potencializar a relação entre arte,
cultura, design, tecnologia e
estratégia, dando origem à uma jovem, porém experiente empresa
que, com apenas seis anos atuando
no mercado, já produziu seis festivais de música, cinco exposições
e mais de 20 espetáculos de teatro e circo, além de assistir marcas
e ideias identificando conteúdos mais alinhados às suas
estratégias, traduzindo a essência de suas intenções em
experiências relevantes para os seus clientes.Acesse neste link
todas as informações do festival (blog, programação, como
chegar, ingressos, parcerias, artistas e espetáculos).
Ficha técnica (rede de profissionais)
Idealização: Junior
Perim, Vinícius Daumas, Diogo Rezende e Isabel Seixas
Realização: Crescer e
Viver e M’Baraká Experiências Relevantes
Correalização:
Federação Iberoamericana de Circo - FIC
Direção Geral e
Artística: Junior Perim
Direção de
Planejamento e Produção: Isabel Seixas
Coordenação de
Produção: Marise Lima
Produção Executiva:
Ana Luisa Fonseca, Mirella Sassaki e Rita Vilhena
Assistente de Produção:
Beatriz Tafner e Juliana Batista
Produção Técnica:
Carlos Fausto
Produção
Administrativa: Paulo Freitas e Caio Branco
Comunicação e
Atendimento a Patrocinadores: Tatiana Stallone e Rita Vilhena
Assistente de
Comunicação: Rafael Garrido
Assessoria de Imprensa:
RPM Comunicação
Agentes Mobilizadores
nas Comunidades:
Cantagalo: Mayara Moura
e Leonardo Januário
Cidade de Deus:
Cristiano Maciel e Jefferson Maia
Complexo do Alemão:
Daniel Correa e Thamyra Thamara
Providência: Cintia
Sant’Anna e Thuane Galdino
Projeto Gráfico:
M’Baraká Experiências Relevantes (Diogo Rezende e Richard
Verdoorn)
Assistentes de Design:
Laura Monteiro e Mariana Solis
Assessoria de Marketing
Cultural: Marcela Bronstein
Gerência Financeira:
Larissa Victorio
Assessoria Jurídica:
Ana Luzia Campos Ferreira, Ericka Gavinho e Aline Goudard
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Comemorando a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro "Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos anteriores.
Texto "Uma viagem que mudou minha vida"
Texto "Lembrei que gostava de música"
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* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.
É um profissional que gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a novas propostas e convites.
Aprender, enfrentar desafios com otimismo e bom humor e trabalhar com pessoas de todas as classes sociais são suas marcas pessoais. Saiba mais
(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com
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