Programa Ensaio com Marcos Sacramento exibido em 08/04/2012
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
Ser produtor cultural, ser uma pessoa que trabalha organizando a realização de ações culturais e criativas, não é apenas atuar na produção de eventos. Muitos profissionais produzem conteúdos (programas de rádio, TV, textos, etc.). Na minha visão, são produtores culturais.
Fernando Faro é um bom exemplo disso. Ele é o criador e apresentador do programa "Ensaio", no ar na TV Cultura desde os anos 90. O programa foi criado em 1969, na extinta TV Tupi, onde também trabalhou.
Em 2007 a Fundação Padre Anchieta lançou o livro "Baixo - Fernando Faro" para celebrar os 80 anos deste produtor.
Assista a entrevista concedida por ele para o projeto "Produção Cultural no Brasil" (http://www.producaocultural.org.br/videos/fernando-faro/).
Conheça mais sobre o programa Ensaio.
[Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings. Este blog recebeu até agora 181.870 visitas e 389.607 visualizações]
********************************************************************************
Aprenda a organizar seu trabalho e gerenciar sua carreira de forma independente
Ligue para (21) 7627-0690 e agende uma reunião para conhecer os serviços de organização e planejamento de carreira, consultoria, coaching, oficinas, cursos, workshops e palestras.
********************************************************************************
* Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Suas competências profissionais vem sendo construídas através de sua experiência de vida com artistas independentes, shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), shows internacionais ("Avril Lavigne", "Steel Pulse"), festivais ("Claro que é Rock", "IBest Rock", "Live n´ Louder"), grupos culturais (Nós do Morro), espetáculos de teatro ("Os Dois Cavalheiros de Verona", "Machado a 3x4" e "Missa dos Quilombos"), projetos sociais ("Sistematização de Experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços populares", "Rebelião Cultural" e "Nós do Morro 20 Anos") e gestão de carreiras artísticas (foi empresário da banda banda Pata de Elefante em 2007 e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil).
Desde de 2010 é aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.
Em 2012 está atuando como um dos articuladores do projeto "Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas", do Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC-RJ). A iniciativa que tem o patrocínio da Petrobras vai formar 100 jovens, de 15 a 29 anos, em produção cultural e pesquisa social em cinco favelas do Rio (Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Manguinhos e Rocinha).
Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais), é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de cultura e entretenimento do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação.
********************************************************************************
Alê Barreto é cliente do Itaú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário