terça-feira, novembro 22, 2011
Jornalismo on-line é assunto de produção cultural também
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
Amigos, repasso a todos a dica que recebi através da mala direta do Itaú Cultural. Assunto muito atual para quem atua em produção.
MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo On-line
Evento chega à sua quinta edição com a presença de grandes nomes do jornalismo on-line e especialistas
Stephen Engelberg, editor-executivo do ProPublica, Meg Pickard, diretora de estratégias para mídias sociais no grupo Guardian News & Media, Mino Carta, diretor de redação de CartaCapital e Muzammil M. Hussain, do Departamento de Comunicação da Universidade de Washington são alguns dos convidados da quinta edição do MediaOn – Seminário Internacional de Jornalismo On-line, uma parceria do portal Terra e do Itaú Cultural.
O tema geral deste ano é a mutação do ciclo da notícia no universo digital, o papel transformador das redes sociais nos acontecimentos internacionais, principalmente no Oriente Médio, de 2011, a revolução digital na indústria cultural e os efeitos na produção e na distribuição de conteúdo criativo. O encontro conta com a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, Fernanda Cerávolo e Jaime Spitzcovsky.
O MediaOn 2011 conta ainda coma participação de Silvio Meira, cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, Fernando Rodrigues, repórter da Folha de S.Paulo e do portal UOL, Alexandre Matias, editor do Link, caderno de tecnologia e cultura digital do jornal O Estado de S. Paulo, Tatá Aeroplano, músico, compositor e DJ, Marco Luque, humorista e apresentador do CQC, entre outros convidados.
Todos os painéis têm transmissão em tempo real pelo site mediaon.com.br.
Programação
abertura [somente para convidados]
terça 22 de novembro
20h30 às 22h
Yes, We Can – O Jornalismo de Caráter Público Conquista Espaço com a Internet. Quais os Impactos na Forma de Produzir Notícias?
com Stephen Engelberg e apresentação de Fernando Rodrigues
Como funciona o ProPublica, a redação independente que produz jornalismo investigativo e se tornou o primeiro portal de notícias da internet a vencer um Prêmio Pulitzer.
quarta 23 de novembro
9h30 às 11h
Como o Universo Digital Transformou o Ciclo da Notícia e o que Você Pode Fazer Sobre Isso?
com Meg Pickard e apresentação de Silvio Meira
O jornalismo enfrenta um mundo no qual a comunicação virou conversa e trafega em multiplataformas e a informação tem vários donos. E agora?
11h30 às 13h
Mapa do Novo Consumo de Mídia no Brasil: Quem São, Como Consomem, Quais as Tendências?
com Alex Banks, Renato Meirelles e Rodrigo Flores e mediação de Marcelo Coutinho
Com o crescimento do poder aquisitivo das classes C e D, o consumo de mídia on-line está mudando de perfil e adquirindo novas formas.
15h30 às 17h
Redes Sociais e os Novos Atores que Transformam o Ciclo da Notícia
com Ricardo Sangion e apresentação de Alexandre Matias
Como as plataformas de redes sociais se transformam em ferramentas fundamentais para pesquisa, produção e distribuição de notícias.
17h30 às 19h
A Música Além da Mídia
com Claudio Prado, Marcos Maynard, Sergio Martins e Tatá Aeroplano e mediação de Andre Jung
Músicos, produtores e jornalistas debatem a revolução digital e os seus efeitos na criação, na produção e na distribuição da indústria cultural, além dos reflexos no diálogo com a mídia e com o público.
quinta 24 de novembro
9h30 às 11h
E o Conteúdo Virou Mantra
com Gian Martinez e Murilo Moreno e mediação de Jaime Spitzcovsky
Anunciantes produzem e distribuem conteúdo, disputando espaço com o jornalismo. Como marcas, veículos e audiência convivem neste cenário? Quais são os limites? E qual é a percepção do usuário?
11h30 às 13h
O Jornalista e o Jornalismo no Divã
com Fábio Altman e Mino Carta e mediação de Jorge Forbes
Profissionais fazem uma autocrítica e discutem suas angústias e preocupações diante da transformação dos meios e das linguagens.
15h30 às 17h
O Papel Transformador das Redes Sociais nas Notícias de 2011
com Conor White-Sullivan e Muzammil Hussain e mediação de José Roberto de Toledo
A inclusão digital e a tecnologia foram protagonistas nas mudanças no Oriente Médio, nos distúrbios em Londres e em diversos protestos ao redor do mundo.
17h30 às 19h
Eu Tenho a Força
com Marco Luque e Sabrina Sato e mediação de Tati Bernardi
Profissionais que viraram fenômeno na rede e se transformaram em veículos de si próprios.
Sala Itaú Cultural
entrada franca – [ingressos distribuídos com meia hora de antecedência, exceto para o evento do dia 22, que terá apenas transmissão on-line]
Emissão de certificados para quem tiver 75% de presença, equivalente a seis painéis. A marcação da presença se dá na recepção do evento.
reserva para grupos | itaucultural@comunicacaodirigida.com.br
Alunos de faculdades que reunirem suas turmas em seus auditórios para assistir às transmissões pela internet têm direito a um certificado digital, se o coordenador do curso se responsabilizar pela marcação de presença por painel.
Itaú Cultural – Sala Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 – Paraíso [próximo à Estação Brigadeiro do Metrô]
informações: 11 2168 1777 | youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural | atendimento@itaucultural.org.br | itaucultural.org.br
Se você estiver em SP, compareça!
Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings.
Muito obrigado!
Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 157.643 visitas e 346.306 visualizações.
Obrigado! Experimente o prazer de construir todos os dias a realização dos seus sonhos :)
********************************************************************************
* Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2005 prestou serviços de produção executiva para Opus Promoções em shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), internacionais (Avril Lavigne, Steel Pulse) e festivais (Claro que é Rock, IBest Rock, Live n´ Louder). Em 2007 foi empresário da banda Pata de Elefante. Mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou como administrador e produtor executivo junto a diretoria do Grupo Nós do Morro até 2009. Hoje é voluntário do grupo.
Desde de 2010 é aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural. Ter trabalhado com artistas, grandes eventos e num grupo importante não alterou o seu modo de vida simples, característico de uma pessoa que nasceu numa cidade do interior do Brasil.
Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações. Saiba mais
Comece a trabalhar com mais organização. Faça o seu trabalho fluir.
Mais importante que ter formação ou experiência é ter atitude e investir sem si próprio. Acredite em você e no seu trabalho. Ligue para (21) 7627-0690 e veja como contratar serviços úteis e acessíveis, cursos, oficinas, workshops e palestras.
Marcadores:
Itaú Cultural,
jornalismo on-line,
produção cultural e o jornalismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário