domingo, setembro 11, 2011

Ampliar sua formação num curso pode contribuir muito para o sucesso de sua carreira


Trecho do documentário "Avril Lavigne: Bonez Tour Documentary"


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Algumas semanas atrás comecei o Programa Produtor Cultural Independente. Este programa é o resultado de eu ter decidido mudar de vida aos 29 anos. Tinha trabalhado como técnico em mecânica, estava estudando administração de empresas, conhecia um pouco de comunicação e marketing e queria muito estar perto da música.

Pouca gente acreditou no meu sonho. A maioria das pessoas achava que eu, uma pessoa que estava entrando aos 29 anos para trabalhar numa atividade nova, que não tinha experiência, só conseguiria alguma coisa se tivesse amigos influentes, trabalhasse na mídia ou arrumasse patrocínio. Já ouviu esta história alguma vez?

Sem muito estímulo, sabendo que corria riscos, tendo os medos que todo mundo tem, acreditei no que eu estudei e na minha capacidade. Investi toda a grana que eu tinha. Me dispus a mudar o meu modo de vida. E consegui o meu primeiro objetivo: fiquei perto da música.



O Produtor Cultural Independente trabalhou no show de Avril Lavigne em Porto Alegre em 2005


Nos primeiros cinco anos produzi vários shows, produzi artistas, produzi bandas. Trabalhei em grandes eventos. Produzi shows de lançamentos de vários discos. Tive o privilégio ser empresário da Pata de Elefante.



"Marta" é uma das músicas de "Um olho no fósforo, outro na fagulha", segundo álbum da Pata de Elefante, que teve produção executiva de Gustavo Telles e Alê Barreto. A música também faz parte da coletânea "The New Brazilian Music".


Neste caminho, vi que existem muitos mitos e pouca informação para quem realmente quer trabalhar sério com arte, comunicação, cultura e entretenimento. E tem muito artista sério querendo gente séria e organizada para trabalhar na sua equipe. Em todo o Brasil. Então decidi ir além de querer estar perto da música. Decidi que ia ajudar a organizar o mercado cultural.


Vídeo de divulgação da Imagina Conteúdo Criativo

Em 2008 comecei a divulgar o meu livro "Aprenda a Organizar um Show", primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows.

Com estas realizações consegui mudar minha base de trabalho do sul para a região sudeste. Fui selecionado para ocupar a posição de gerente administrativo do Grupo Nós do Morro, no Rio de Janeiro.


Vídeo do Canal Petrobras

No dia a dia do trabalho de gestão cultural, acompanhando projetos patrocinados pela Petrobras e ações em parceria com organizações como AfroReggae, Cufa e Observatório de Favelas, percebi que minha vontade de compartilhar conhecimentos é uma necessidade. O processo de profissionalização das pessoas que atuam no setor cultural é muito recente no Brasil e no mundo.

Comecei no segundo semestre de 2009 a expandir meus cursos pelo Brasil. Pleno de riscos. Sem patrocínio. Só planejamento, estudo e trabalho contínuo.


Curso nascido de um livro publicado gratuitamente na internet já foi ministrado como extensão na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS)


Ministrei cursos e palestras no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São Leopoldo (RS), Pelotas (RS), em Goiânia (GO), Brasília (DF), Rio Branco (AC), Jaboticabal (SP), São Paulo (SP), Vitória (ES) e Aracaju (SE). Mais de 350 pessoas já passaram pelos meus cursos.

Os conhecimentos construídos nesta jornada e as informações que tenho aprendido no MBA em Gestão Cultural eu compartilho nos meus cursos.

Por isso, pare de querer competir com todo mundo. Pare de querer fazer tudo sozinho. Participe de um grupo. Convido você a conviver comigo na primeira turma do "Aprenda a Produzir um Artista" no Rio de Janeiro.

Já temos 3 pessoas inscritas. Com mais 7 pessoas o curso será realizado.

É fácil participar. Clique aqui e inscreva-se hoje.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Cursa o MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes. Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Presta consultoria e assessoria para artistas, produtores, empres e projetos. Reside no Rio de Janeiro.

+ 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

3 comentários:

Dani Gonçalves disse...

Traz o curso pra SP, Alê!

Alexandre Barreto disse...

Oi Dani!
Olha, é o que eu mais quero! Previ para abril, mas acho que para outubro tem grande probabilidade!
Valeu a força aí!
Beijos!
Alê

Dani Gonçalves disse...

Opa, uma participante você já tem!

beijão!