quarta-feira, agosto 03, 2011

Lançamento: participe do "Programa Produtor Cultural Independente"!


O programa será realizado no Espaço Ideal Eventos, que recebe empresas como Banco Santander, Cooper Global, Sebrae e Vale


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


O “Programa Produtor Cultural Independente” é um programa continuado de capacitação para pessoas interessadas em melhorar a qualidade de sua atuação em atividades de arte, comunicação, cultura e entretenimento.


Como surgiu o “Programa Produtor Cultural Independente”?

O “Programa Produtor Cultural Independente” é a sistematização de uma série de reflexões do administrador e produtor Alê Barreto, iniciadas a partir do texto “Vamos educar pessoas para produção cultural?”, publicado no portal colaborativo Overmundo em 18 de abril de 2007. Este texto foi também publicado no Guia Brasileiro do Mercado da Música 2008/2009, do Instituto Totem Cultural.

Alê Barreto vem dedicando parte de seu trabalho para colaborar com a organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Publicou vários outros textos no Overmundo, como “Modelo de sistema de informações de marketing para financiamento da música”, “Dá para se viver da produção cultural” e o livro “Aprenda a Organizar um Show”, primeira publicação brasileira independente disponibilizada na internet de forma livre e gratuita sobre a tecnologia de produção de shows. Seu conteúdo já foi acessado por mais de 16.700 pessoas, resultou em um livro impresso (que está esgotado) e deu origem ao curso que mais de 350 pessoas já participaram no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Acre, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Desde 2006 compartilha informações em seu blog “Produtor Cultural Independente”, indicado como referência do tema produção cultural no portal nacional do SEBRAE.

Entre 2009 e 2010, ministrou o curso “Gestão para Produção Cultural” para produtores, gestores, grupos e artistas independentes do estado do Acre, em parceria com o SEBRAE AC e a Rede Acreana de Cultura, formada pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (Rio Branco), Fundação Elias Mansour, SEBRAE, SESC, IPHAM e SESI. Nesta ação formativa teve a oportunidade de trocar informações sobre o perfil do profissional de produção cultural, a importância de conhecer o ambiente artístico, a relação entre produtores, gestores e artistas. Também discutiu temas como a ampliação do olhar do Estado para o setor cultural brasileiro, a relação entre cultura e desenvolvimento, a indústria criativa, a economia da cultura, a criação de sistemas de informações culturais, a sistematização do conhecimento existente sobre produção cultural, e a criação de centros culturais com atenção voltada para formação de quadros profissionais.

Em 2010 criou os cursos “Construa sua Presença Digital”, recentemente ministrado na SP Escola de Teatro (SP) e “Aprenda a Produzir um Artista”, recentemente ministrado no espaço Cultural Letras e Ponto em Belo Horizonte.

Está concluindo o MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ).



O Espaço Ideal Eventos fica na rua Santa Luzia, 760, próximo ao Consulado dos Estados Unidos e possui ótima infra-estrutura para cursos


Quais são os objetivos do “Programa Produtor Cultural Independente”?

- apresentar um panorama do contexto atual da cultura no Brasil;
- ampliar as referências dos participantes sobre a organização da cultura no Brasil, mostrando novas tendências;
- incentivar os participantes a se tornarem agentes ativos no atual processo de integração entre as áreas de arte, comunicação, cultura e entretenimento;
- oferecer técnicas, sugestões de ferramentas e dicas práticas para aplicação do conhecimento de administração para produtos e serviços artísticos e criativos;
- provocar uma reflexão que leve a identificar quais práticas geram mais resultados nos trabalhos e nos negócios.


Quem é o público alvo do “Programa Produtor Cultural Independente”?

• Público jovem

Estudantes que estão no ensino médio procurando informações sobre a carreira de produtor cultural.

Estudantes que desejam migrar de diferentes áreas para trabalhar com atividades mais criativas.


• Público adulto

Pessoas que trabalham dando apoio para carreiras artísticas.
Pessoas que atuam no setor de eventos/feiras/entretenimentos e nunca receberam capacitação profissional.
Pessoas que ocupam cargos de liderança e desejam qualificar equipes de trabalho.
Pessoas que estão buscando estruturar empreendimentos de economia criativa.
Pessoas que desejam mudar de carreira profissional para trabalharem com atividades mais criativas.
Pessoas que já se aposentaram e desejam atuar com arte, comunicação, cultura ou entretenimento.
Pessoas que atuam em órgãos públicos e necessitam informações para viabilizar ações culturais.


Como participar do “Programa Produtor Cultural Independente”?

O “Programa Produtor Cultural Independente” é composto por 3 módulos sequenciais: básico, intermediário e avançado.


Como iniciará o módulo básico?

O módulo básico do “Programa Produtor Cultural Independente” é constituído de 6 cursos:

Aprenda a produzir um artista - 4 horas
Aprenda a criar oportunidades de negócio - 4 horas
Aprenda a fazer propostas e projetos - 4 horas
Aprenda a organizar um show - 4 horas
Aprenda a divulgar seu evento - 4 horas
Aprenda a iniciar um agenciamento artístico - 4 horas

*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

3 comentários:

Então disse...

Quando vc fará esse curso em sp???

Alexandre Barreto disse...

A previsão é setembro Bruno. Continue acompanhando o blog, pois vou publicar aqui.

Um abraço!

Alê Barreto

Unknown disse...

Gostaria de fazer esse curso... mas meus sábados já estão ocupados... :(
Fica pra próxima!
Sucesso!
um abraço,
Sam Sobral