segunda-feira, setembro 06, 2010

Sebrae capacita profissionais para mercado cultural


Jornal A GAZETA de Rio Branco/AC, 03/09/2010


Por Alê Barreto*


Ano passado fui contratado pelo Sebrae AC, a partir do contato do gestor de cultura Alex Lima, para realizar um repasse metodológico de gestão em produção cultural para Grupos Culturais do Acre, em parceria com a Rede Acreana de Cultura, formada pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (Rio Branco), Fundação Elias Mansour, SEBRAE, SESC, IPHAM e SESI.

Este trabalho teve como ponto de partida a visão estratégica do Sebrae/AC de buscar qualificar agentes culturais para desenvolvimento da economia criativa do estado do Acre.

O trabalho foi realizado em três etapas:

- treinamento teórico de introdução à gestão na produção cultural, no qual também ministrei o curso "Aprenda a Organizar um Show", em novembro de 2009;

- articulação dos conceitos aprendidos na capacitação com a prática. Supervisionei os grupos culturais durante uma missão realizada em Goiás em maio de 2010. Foi uma atividade importante de benchmarking acompanhando atividades práticas de produção cultural e seminários no Festival Bananada em Goiânia/GO. Esta atividade foi uma parceria entre Sebrae/GO, Coletivo Pequi de Anápolis/GO, Monstro Produtora e Rede Acreana de Cultura.

- atividade prática: produtores que passaram pela capacitação realizaram no último final de semana um festival na cidade histórica de Porto Acre.

Esta ação organizada chamou a atenção da imprensa local. Veja a matéria do jornalista Fábio Pontes publicada no jornal A GAZETA no dia 03 de setembro.


[início da matéria]


Sebrae capacita profissionais para mercado cultural

Fabio Pontes

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) capacita desde o final do ano passado um grupo de pessoas dispostas a investir em um mercado tão arriscado quanto o de ações: o cultural. Muito mais do que apenas organizar eventos, esse é um segmento que exige profissionalismo para obter credibilidade e, em seguida, lucros.

O curso tem à frente o produtor cultural independente Alê Barreto. Com uma microempresa no Rio de Janeira, Barreto mostrou sua experiência não somente como um organizador de eventos artísticos de sucesso, mas como se consolidar dentro de um eixo em que é preciso separar o joio do trigo.

Para ele, é possível o cenário cultural brasileiro ficar menos dependente do Estado, e passar a conquistar recursos junto à iniciativa privada. Mas, para isso, observa ele, é necessário um longo período de construção da credibilidade junto ao empresariado.

“Eu enxergo o setor cultural como um grande sistema, não o vejo apenas como um mercado de patrocínio, de shows”, declara

Segundo ele, o conceito da administração dentro do mundo das artes é algo novo, e de pouco conhecimento. A iniciativa do Sebrae vem a preencher essa lacuna dentro de um mercado que no Brasil torna-se cada vez mais competitivo, e onde a atuação de maus profissionais acaba por “queimar” a imagem de quem, de fato, quer fazer da cultura seu meio de vida.

“O Sebrae do Acre dá um grande exemplo para outros Estados ao estimular a organização dos seus grupos culturais. Estimular produtores independentes permitirá que as pessoas sejam mais ativas, e não fiquem apenas esperando a ação do Estado”, destaca ele. “Educar pessoas para a produção cultural é uma grande oportunidade.”

Entre os trabalhos de capacitação dos agentes culturais no Acre esteve a visita ao Festival Bananada, em Goiânia. Lá, os acreanos puderem conhecer um pouco mais da engrenagem desse setor. A partir da experiência os agentes locais criaram um próprio festival para a realidade regional.

É o Porto Arte Festival. A cidade escolhida foi Porto Acre. Apesar de ser um dos símbolos da Revolução Acreana, a cidade não disponibiliza desses tipos de eventos que contribuam na elevação do nível cultural e educacional da sociedade. O evento acontece desta sexta-feira a domingo.

[fim da matéria]

*******************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: