segunda-feira, julho 11, 2011

Terceiro dia da Oficina de Produção e Gestão Cultural com Romulo Avelar no CCJF (RJ)


Alê Barreto e a parceira Martha Avelar (EmCartaz) no final do curso


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Último dia: Romulo Avelar fez uma exposição bastante detalhada sobre as etapas de produção cultural e aplicação de ferramentas de administração.

No início da tarde, Romulo abordou a pré-produção. Estudo preliminar, análise de cenário, reflexão sobre público-alvo e reflexão sobre potenciais parceiros são pontos essenciais para se pensar o planejamento da ação.

Romulo deu sequência a oficina falando sobre as etapas de produção e pós-produção.

Abro parênteses. Romulo deu ênfase ao cuidado com direitos autorais. Concordo com ele. Não adianta querer ser "anarquista" só porque está na moda a liberdade e depois não conseguir viabilizar uma ação pelo fato de não ter autorização para exibir uma imagem ou utilizar uma música. Fecho parênteses.

O último tema tratado foi a aplicação de ferramentas da administração ao setor cultural. Foi muito importante, pois Romulo tocou num assunto que raramente tem se comentado no Brasil: qualidade na produção cultural.


Pontos interessantes que destaco e compartilho aqui com todos vocês:

- construção de check-lists varia conforme a complexidade da atividade e do perfil da pessoa que irá realizá-la. Não se prenda a modelos. Aprenda a desenvolver um check-list que facilite a gestão de suas atividades.

- aprenda a delegar atividades.

- facilite a comunicação compartilhando informações.

- procure trabalhar com recursos de primeira linha, infra-estrutura adequada e tenha cuidado no acabamento.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: