quinta-feira, julho 21, 2011
Patrocínio: como a Petrobras investe em projetos sociais
Desde 1986, o Grupo Nós do Morro dá acesso à arte para moradores do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, através de cursos de formação nas áreas de teatro e cinema
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
A Petrobras patrocina projetos que utilizam a cultura como recurso para transformações sociais. Um bom exemplo pode ser visto no vídeo acima. O Grupo Nós do Morro, do Rio de Janeiro, onde atuei como administrador, assessor da diretoria e produtor executivo, é patrocinado pela Petrobras desde 2001.
O Produtor Cultural Independente fez uma pesquisa no site da empresa e transcreve um pequeno resumo sobre como funciona sua política de responsabilidade social, o programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e como aprender a elaborar o seu projeto.
Política de Responsabilidade Social
A criação da Política de Responsabilidade Social, em 2007, foi um passo decisivo para a Petrobras, pois esse tema tornou-se uma função corporativa em seu Plano Estratégico.
A Petrobras tem como meta ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
A importância da Responsabilidade Social para a Petrobras pode ser vista através de seus investimentos. Através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania a empresa pretende investir R$ 1,2 bilhão até 2012. Por meio de seleção pública, são escolhidos projetos que contribuam para a redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil.
Programa Desenvolvimento & Cidadania
O Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania é resultado de um conjunto de esforços. Elaborado com a participação de membros das diferentes áreas da Petrobras, representantes da sociedade civil e do governo, seu conteúdo reflete o compromisso da empresa em contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social, digna e produtiva, de pessoas e grupos que vivem em risco social no Brasil.
O Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania prevê a continuidade das ações bem sucedidas no Programa Petrobras Fome Zero, com um horizonte de atuação ampliado e um processo de gestão dos investimentos sociais aprimorado pela empresa. São temas transversais:
• gênero;
• igualdade racial;
• pessoas com deficiência;
• pescadores e outros povos e comunidades tradicionais.
O programa tem como meta atender 4 milhões de pessoas diretamente e outros 14 milhões indiretamente em todo o território nacional, e pretende alcançar ainda, com ações de comunicação e difusão da cidadania, outros 27 milhões de pessoas.
Diretrizes
• Respeitar a diversidade.
• Priorizar a juventude.
• Buscar a sustentabilidade dos resultados produzidos pelas ações.
• Atuar em sinergia com políticas públicas.
• Realizar ações estratégicas, sistêmicas e multiinstitucionais.
• Estimular o protagonismo social, a co-responsabilidade, o associativismo, o cooperativismo e o trabalho em rede.
• Contribuir para a erradicação do analfabetismo.
• Colaborar para o desenvolvimento local nas áreas de influência do Sistema Petrobras.
Ações Estratégicas
• Investimentos em projetos sociais (nacionais, regionais e locais): repasse de recursos, de forma planejada e monitorada, a iniciativas que promovam a transformação social das comunidades mais excluídas.
• Fortalecimento de redes e organizações sociais: apoio à interação entre os agentes sociais, públicos e privados, para a formação de parcerias e alianças, troca de experiências, produção de conhecimento e formulação e debate sobre políticas públicas.
• Difusão de informações para a cidadania: campanhas de comunicação dirigidas para mobilizar e influenciar a opinião pública, as organizações sociais e o governo para a discussão de temas ligados à cidadania e aos direitos humanos.
Conheça os indicadores e metas de desempenho do programa.
Aprenda a elaborar seu projeto
Agora que você conhece a política de responsabilidade social e o programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, prepare-se para elaborar o seu projeto.
Você pode começar conhecendo os projetos selecionados na Seleção Pública 2010. Depois pode conhecer o Banco de Projetos, uma carteira composta por 60 projetos, também avaliados como excelentes, que são disponibilizados para empresas que integram a rede de fornecedores do Sistema Petrobras como alternativas qualificadas de investimento social. E tem as edições anteriores.
Tendo já uma boa noção de qual é o tipo de projeto que se alinha a este programa, estude o roteiro de elaboração de projetos.
Quem quiser aprofundar, pode também conhecer como é a gestão dos projetos selecionados:
• Relatório de Monitoramento: roteiro composto de perguntas a serem respondidas trimestralmente pelas instituições parceiras da Petrobras, mostrando a evolução dos projetos ao longo do tempo, com o propósito de permitir o acompanhamento físico e financeiro das ações planejadas, construir aprendizagens e, assim, potencializar e ampliar os resultados previstos.
• Cadastro de Participantes: registro individual dos participantes diretos do projeto.
• Relatório de Acompanhamento da Execução Orçamentária: planilha de apoio para acompanhamento da execução orçamentária do projeto, mediante o orçamento físico-financeiro apresentado no projeto inicial.
• Relatório Final de Lições Aprendidas: registro das várias etapas de desenvolvimento do projeto, a avaliação dos resultados obtidos e as aprendizagens construídas de forma a consolidar um histórico que permita transformar as experiências adquiridas em fonte de conhecimento a ser disponibilizada para todas as partes interessadas.
Fonte: http://www.hotsitespetrobras.com.br/cultura
*********************************************************************************
* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.
Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.
Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Alê Barreto é cliente do Itaú.
*********************************************************************************
O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter
Marcadores:
Diretrizes e Ações Estratégicas,
mercado patrocinador brasileiro,
Nós do Morro,
Petrobras,
Política de Responsabilidade Social,
Programa Desenvolvimento e Cidadania
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário