quarta-feira, julho 20, 2011

Patrocínio: como a Petrobras investe em projetos culturais


O portal colaborativo Overmundo.com.br é patrocinado pela Petrobras


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


A Petrobras é uma empresa que patrocina projetos culturais. O Produtor Cultural Independente fez uma pesquisa no site da empresa e transcreve um pequeno resumo sobre como é sua política de patrocínio, como funciona o programa Petrobras Cultural e como você pode começar a aprender a elaborar o seu projeto.


Política de patrocínio



A Petrobras se empenha em defender e valorizar a cultura brasileira por meio de uma política de patrocínios de alcance social, articulada com as políticas públicas para o setor e focada na afirmação da identidade brasileira.

O Programa Petrobras Cultural rege a contratação de patrocínios culturais pela Petrobras. Engloba "Seleção Pública" e "Projetos Convidados" e tem como objetivos:

• Estimular a realização de projetos de interesse público, não necessariamente na evidência do mercado e que contemplem a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional;

• Abrir espaço para a criação, estimulando não só o fazer artístico, mas também a ampliação das oportunidades de circulação e de fruição dos bens culturais;

• Consolidar o trabalho de resgate, recuperação e organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira, priorizando aqueles em situação de risco, e buscando ampliar a oportunidade de acesso público a esses acervos;

• Contribuir para a formação de públicos, talentos e técnicos para o setor, fomentando iniciativas educacionais no âmbito da produção cultural;

• Estimular a reflexão sobre a cultura e o pensamento brasileiros;

• Contribuir para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional e para a afirmação da cultura como direito social básico do cidadão.


Programa Petrobras Cultural



A "seleção pública" do Programa Petrobras Cultural contribui para que a ação da Petrobras na Cultura se dê de forma ampla (abrangendo todos os segmentos culturais e nas diversas frentes: produção, difusão, memória, formação e reflexão), porém de maneira consistente e integrada.


Linhas de atuação

• Preservação e Memória
• Produção e Difusão
• Formação e Educação para as Artes


Inscrição

A inscrição de projetos é feita pela internet, em formulários eletrônicos que, durante o período de inscrições, ficam disponíveis no site do programa.


Análise dos projetos

Os projetos são analisados por comissões formadas por representantes externos à Companhia, ligados à Cultura brasileira, de reconhecida atuação na área de seleção para a qual foram convidados e provenientes de distintas regiões do país.

Cada comissão tem como função analisar os projetos inscritos em uma área de seleção pública do PPC, baseada nos critérios estabelecidos nos Regulamentos Geral e Específicos daquela edição da Seleção Pública do Programa Petrobras Cultural.

A Comissão de Seleção examina os projetos em duas fases: eliminatória e classificatória.

Na fase eliminatória, a Comissão adota os seguintes critérios gerais na análise dos projetos:

• mérito intrínseco (análise da relevância do conteúdo proposto)
• viabilidade de execução (clareza dos objetivos propostos, adequação orçamentária e competência técnica da equipe envolvida)

Na Fase Classificatória: a Comissão considera, como fator de priorização, os critérios que estão discriminados nos regulamentos específicos de cada área de seleção pública, pontuando objetivamente cada um desses critérios. Ao final da Fase 2, cada Comissão de Seleção deve chegar a um conjunto de projetos (Projetos Finalistas) correspondente ao dobro da verba destinada àquela área de seleção pública.

Os Projetos Finalistas são encaminhados à Etapa MinC, criada na Edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural. Nesta etapa, os Projetos Finalistas são analisados pelo Ministério da Cultura, com vistas à sua aprovação na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Se não houver sido exigido aos projetos de longa-metragem sua prévia aprovação na Lei do Audiovisual, estes também deverão passar por processo análogo, na Ancine. Os Projetos Finalistas que não forem reprovados pelo MinC (ou Ancine) nesta etapa, são encaminhados à etapa final de seleção.

Cabe ao Conselho Deliberativo PPC a última etapa, definindo - dentre os Projetos Finalistas - aqueles que efetivamente serão contemplados na Seleção Pública do Programa Petrobras Cultural, no limite da verba destinada à cada área pelo Programa. Cabe também a este Conselho deliberar sobre questões não previstas nos Regulamentos da Seleção Pública do Programa Petrobras Cultural.

Após a aprovação pelo Conselho, os projetos vencedores (e os suplentes) são divulgados no site institucional da Companhia.


Aprenda a elaborar seu projeto


Agora que você conhece a política de patrocínio da Petrobras e como funciona o processo de inscrição e seleção de projetos, prepare-se para elaborar o seu projeto.

Você pode começar conhecendo os contemplados das 16 áreas da segunda fase da Seleção Pública do PPC 2010 e os profissionais que participaram do processo para escolha do conjunto de projetos (artes cênicas, audiovisual, música, educação para as artes, literatura, cultura digital e preservação e memória) que recebeu R$ 52,9 milhões de patrocínio. Veja também como os projetos estão distribuídos nos estados.

Você pode também conhecer os sites das edições anteriores ou conhecer o site Memória Cultural 2000-2008, que reune a diversidade dos projetos culturais patrocinados.

Tendo uma boa noção de qual é o tipo de projeto que se alinha a este programa, estude o roteiro de elaboração de projetos.


Fonte: http://www.hotsitespetrobras.com.br/cultura


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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


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