quarta-feira, abril 27, 2011

Que tal desenvolver um comportamento profissional?


Vídeo de promoção do livro "Aprenda a Organizar um Show"
(próxima turma do curso dia 28 de abril no RJ)

Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Muita gente vai ficar com a pulga atrás da orelha quando ler o título deste texto. Isso porque quem deseja produzir arte, comunicação, cultura ou entretenimento houve o tempo todo que a primeira coisa a fazer para conseguir sua sustentabilidade é fazer projetos, submetê-los a leis de incentivo e/ou articular-se politicamente para pressionar o governo para que este destine mais recursos financeiros, que serão novamente destinados através de editais para projetos...

Eu tenho certeza que muitas pessoas conseguiram seus primeiros trabalhos através de projetos, leis de incentivo e editais. Mas este modelo não fortalece a profissionalização, pois reduz-se a estimular as pessoas a aprenderem a solicitar recursos e a prestarem contas. Solicitar recursos e prestar contas não significa melhoria na qualidade de um serviço. Pelo contrário: induz a muita precariedade.

Para mim, a primeira coisa que alguém deve pensar em fazer é desenvolver um comportamento profissional. Não estou aqui me referindo a questão da imagem pessoal (como você se veste, etc.) ou de noções de etiqueta (como você se comportar em diferentes situações sociais, como reuniões, festas, etc.). Estou falando de algo que é comum em várias profissões, mas que muitas vezes às pessoas acham que não se aplica à cultura.


Se organize

O processo de se organizar não tem fim. Mas precisa de estímulo. E o estímulo vem do desenvolvimento do hábito de se organizar.

Não interessa se todo mundo à sua volta é desorganizado. Organização não é moda. Trabalhar organizado é uma escolha.


Atenda bem

Há duas maneiras de se trabalhar com oportunidades: aproveitar quando elas vem o seu encontro ou ir atrás delas.

O mau atendimento afasta as duas. Você perde oportunidades quando não sabe atender bem e você perde oportunidades quando inviabiliza trabalhos por mau atendimento.

Não interessa se todo mundo à sua volta atende mau. Bom atendimento não é moda. Querer atender bem e perseguir este objetivo é uma escolha.


Conheça suas capacidades e recursos

Avalie que competências você precisa desenvolver para que o seu objetivo seja atingido. Se for preciso, contrate um serviço de coaching.


Se abasteça com boas práticas

Não é preciso inventar a roda o tempo todo. Veja quais são os tipos de negócios nas áreas de arte, comunicação, cultura e entretenimento que são bem sucedidos e busque extrair lições das melhores práticas.


Ajuste a sintonia

A sua postura de vida está em sintonia com o objetivo que você está se propondo? Faça uma análise constante disso. Sempre que possível, dê uma pensada a noite se você:

- fez algo para se manter motivado na busca do seu objetivo;
- usou parte do tempo para realizar ações em prol do seu objetivo;
- articulou pessoas e parceiros para conseguir seu objetivo;
- investiu parte dos seus recursos financeiros nesta busca.


Lembre-se

Começar a fazer seu próprio roteiro, seu próprio caminho, leva tempo. E mesmo fazendo tudo e seguindo todas as regras, dicas e métodos, podemos ser surpreendidos por uma série de incertezas. Não se culpe e nem se maltrate quando as coisas não saírem conforme o planejado. Algo não acontecer conforme planejado é muito mais comum do que se imagina. Leia a matéria "Adote um comportamento leve no trabalho".

Dando certo ou não, escolher o desenvolvimento como caminho e perceber a importância e o prazer desta jornada é mais interessante que ficar aguardando passivo a aprovação de um projeto ou que apareça um edital.


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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


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