terça-feira, abril 26, 2011

"Como me tornei um cara bom em ganhar dinheiro"




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


A frase acima é o título de uma matéria publicada na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios do mês de abril. Trata-se de um depoimento do empreendedor americano Jason Fried.

Importante dizer: não acredito em "fórmulas de sucesso". Mas isso não me impede de olhar com atenção as histórias e reflexões de pessoas que conseguiram viabilizar seus negócios e aprender.

A matéria me chamou a atenção pois pode auxiliar várias pessoas que estejam precisando conseguir recursos e estejam meio perdidas no meio de tanta teoria que envolve o assunto captação de recursos.

Diferente do senso comum da maior parte das pessoas, que acredita que é preciso de doações, patrocínio ou empréstimo, Jason Fried decidiu que seus clientes seriam seus financiadores. Os artistas que arrecadam recursos através da venda direta de shows, espetáculos, etc., não fazem o mesmo?

Eu mesmo já fiz isso. Quando precisei captar recursos para que um grupo independente de Porto Alegre pudesse viajar para um festival em outro estado, vendi um show.

Veja ainda algumas sugestões práticas que ele ensina:

- descubra o que o cliente quer saber;

- empolgar seu cliente é bem fácil quando você também gosta do que está vendendo;

- as pessoas ficam felizes em pagar por algo que consideram bom;

- tente novas formas de entregar seus produtos;

- ter de faturar desde o início oxigena o negócio;

- treinar habilidades de venda nunca é demais.


Aprofunde lendo a reportagem na íntegra.



*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: