segunda-feira, março 21, 2011

Impressões sobre o projeto Verão da Cultura - primeira parte: exposições



Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


No sábado passado tive um encontro muito importante com o que mais gosto: arte, comunicação, cultura e entretenimento. Cheguei ao Parque Lage por volta das 15h30min. O intenso movimento de carros e pessoas já demonstrava que muita gente como eu tinha ido até lá para conhecer o projeto "Verão da Cultura", promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

A troca cultural começou na fila da senha. Conheci a encantadora Cristina Amazonas, origamista, fotógrafa e mestre em sistemas computacionais. A próxima surpresa foi a exposição Arte.Agora, elaborada com a curadoria de Marco Teobaldo.

Primeiro fui ao espaço Estação Tecnológica, onde tive contato com obras produzidas com recursos de novas tecnologias. Me chamou muito a atenção para o vídeo



"transvisibles".

Cabe aqui o registro dos artistas que trouxeram um conjunto de trabalhos bastante sintonizado com o tempo que estamos vivendo: André Malinski, Bernardo Marques, Cesar Baio,



Coletivo Filé de Peixe,


Davi Marcos Gonçalves Oliveira, Divina Huguet, Fernanda Gomes, Flavio Lazarino, Fluxo, Francisco Valdean, Glerm, Hiren Dave, Julia Pombo, Léo Ayres, Paulo Vivacqua, Pontogor, Psicotropicodelia, Teresa Martín Ezama, Walmeri Ribeiro, Wilson Domingues e Zilch.


Me reencontrei lá com o amigo Pedro Sanchez (doutorando em Design na PUC-RJ, onde realiza a pesquisa “A Gravura na Rua” e professor assistente de gravura na Escola de Belas Artes da UFRJ), um ativo agente cultural que conheci nas aulas de artes do Nós do Morro. Pedro foi um dos artistas da mostra do



(foto: Rodrigo Ambar/Martinica Digital/site da Secretaria de Estado da Cultura do RJ)


Território Urbano. Registro aqui também os nomes dos outros artistas da mostra, para que as pessoas tenham noção de quem está produzindo novas formas de arte visual no Rio de Janeiro: Ananda Nahu, Alto Contraste, Arthur Kjá, Anarkia Boladona, Armamento Visual, Bruno Big, Celso Gitahy, Charles Silva, Daniel Melim, Elias Junior, Fleshbeck Crew, Fernando Reis Vianna, Gutz, Gais Ama, Heleno Bernardi, Izolag Rodrigo, Julio Ferretti, Julio Docjsar, Luiz Otavio Madruga, Lui Azevedo, Marcelo Ment, Muxi-Muxi, Nu9vePolar, Rafa Castro, Raul Zito, Rodrigo Chã, Sequelandia, SHN, Smael, SubsTencil, Tito Senna e Venom.

Entrando no pátio do Parque Lage, pude ver também a mostra "Praça", que mostrava a grande diversidade dos artistas Antonio Bokel, Bruno Miguel, Crent Crew, DJ Tatá, Ogan e Bomanoia, Fabio Birita, Fuso Coletivo, Geléia da Rocinha, Gejo, Geraldo Marcolini, Gilvan Nunes, Grosseria gera Grosseria, Leila Pugnaloni, Leo Bastistelli, Mary Fê, Ozi, Renata Andrade, Rene Machado, Rodrigo Villas Boas, Thelma Innecco, Tia Lúcia e Vera Roitman. Passeando pelas obras, falei com uma pessoa que era a primeira vez que eu visitava o Parque Lage. Esta pessoa me falou: "é a primeira vez que eu vejo um pedalinho dentro do Parque Lage".

No post de amanhã falo sobre as mesas de debates.

Ah, não posso esquecer: a Secretária de Estado da Cultura Adriana Rattes, os curadores Heloisa Buarque de Hollanda, Marco Antonio Teobaldo, Ilana Strozenberg, a coordenadora geral Elisa Ventura, a diretora de arte Cristina Novaes, a coordenadora de produção Valeska Zamboni e todas as equipes envolvidas no evento estão de parabéns pela qualidade de ação cultural oferecida para a população do Rio de Janeiro.

**********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: