quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Você sabe interpretar o que lê?


Filme "A Vida é um Sopro", documentário sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, um grande ser humano que a vida inteira ampliou sua leitura do mundo


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Ler é algo que vai além das letras. Lemos imagens. Lemos os sons. Lemos as superfícies. Lemos os sabores. Lemos os aromas. Lemos as emoções.

Esta leitura pode ser mais ou menos atenta. Para alguém que deseja trabalhar com arte, comunicação, cultura e entretenimento, penso que é interessante que a leitura seja cada vez mais atenta, pois lidamos com um número muito grande de informações, de conteúdos. É fácil se perder.

Compartilho aqui três sugestões para que nossa leitura seja cada vez mais atenta.


Selecione as fontes que alimentam sua leitura

Leitura é como comida. O necessário é suficiente e nos mantém saudáveis. O excesso traz prejuízos.

Escolha algumas fontes e se nutra com elas. Blogs, TV, revistas impressas, redes sociais, as opções são as mais variadas.


Substitua o medo de escolher e pelo prazer de decidir o que quer ler

É muito comum se buscar assinar todas as newsletters, todos os clippings, todas as revistas, todos os jornais, todas as listas de e-mails, etc., pelo medo de escolher que informações realmente queremos dedicar um tempo para ler. Talvez se pense que é bom estar ligado em tudo para evitar o risco de estar desatualizado.

Experimente substituir o medo de escolher, o medo de errar em talvez não escolher a melhor fonte de informação pelo prazer de decidir o que quer ler. Quem decide o que quer ler acaba tendo mais atenção e percebe com mais clareza o que lhe serve, o que é desnecessário e o que necessita ser procurado.


Aprenda a interpretar o que você lê

Evite ler um texto como alguém que lê um dogma. Qualquer texto pode ser pensado. Qualquer vídeo pode ser discutido. Qualquer música pode ser debatida.

Quando você gostar muito de algo que lê, lembre-se que tendemos a dar crédito excessivo para um autor que confirma aquilo que já pensávamos. Mas se nós e o autor estivermos equivocados, a crença "cega" nesta fonte poderá nos fazer ampliar o nosso equívoco.

Procure saber quem é o autor, o que faz, quais são seus alinhamentos ideológicos, suas percepções políticas, sua história de vida, o contexto em que escreveu seus textos. Isso lhe ajudará a interpretar melhor o que você lê.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. É um profissional que gosta de planejar e de executar. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.

Recomenda os cursos da Associação Brasileira de Gestão Cultural, o Programa Petrobras Cultural e os projetos do Itaú Cultural.


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)




Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: