quinta-feira, dezembro 09, 2010

Aprenda a contar a sua história: dicas para divulgar o seu trabalho


Trailer do filme "O Contador de Histórias", filme de Luiz Villaça baseado na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, uma pessoa que sabe divulgar o seu trabalho


Por Alê Barreto*


Divulgar nosso trabalho é contar nossa própria história.

Tem coisas simples, úteis e acessíveis que você pode fazer que contribuem muito para que as pessoas prestem mais atenção em você, sem a necessidade de ter que usar clichês, propaganda enganosa, forçação de barra ou querer "simular" na internet o que você não é.


O que você quer divulgar?

Quer divulgar sua música? Uma foto? Um show? Um evento num brechó? Tenha clareza sobre o que você quer divulgar.


Divulgar você não é a mesma coisa que divulgar algo que você faz

Se você quer mostrar para alguém o que já fez, precisa reunir informações sobre suas realizações.

Tem gente que envia um texto de divulgação cheio de links e acha que o leitor tem obrigação de parar o que está fazendo para ir "investigar" o seu trabalho.

Acorde!!! Ninguém tem tempo para isso.


Tamanho do texto

Quanto menos você enviar, mais as pessoas vão ler. Deixe para enviar textos mais densos quando as pessoas manifestarem este interesse.


Imagem não é tudo, mas ajuda

Qualquer recurso visual sempre atrai a atenção. Use arquivos de fotos ou imagens bem leves, rápidos de baixar.


Cuidado na abordagem

Estar na rede social de alguém não significa que você virou o melhor amigo da pessoa com quem deseja se comunicar.

Antes de sair perguntando se alguém quer ouvir sua música, ver o seu filme, etc, comunique que você deseja estabelecer um diálogo para apresentar o seu trabalho.

Exemplo: Olá fulano de tal, tudo bem? Meu nome é Alê Barreto, sou um produtor cultural independente e gostaria de apresentar a você alguns de meus serviços. Posso enviar estas informações para o seu e-mail?


O que não pode faltar no seu texto

Atenção quando escreve. Depois de escrever, pare. Respire. Espere uns minutos. Leia tudo novamente.

Ficou claro sobre "o quê" você está falando?


Convite para parceria

90% das pessoas se encontram e dizem "vamos fazer uma parceria? você topa?".
Agora pense: você aceitaria um convite só porque a palavra parceria é bonita?

Antes de convidar alguém para fazer uma parceria, escreva para você mesmo e leia:

- qual é o objetivo da parceria?
- o que cada parceiro deverá fazer?


Divulgue primeiro para os interessados diretos

Novamente: ninguém tem mais tempo para ler. Antes de pensar em enviar um e-mail para todo o planeta, envie para quem pode se interessar em abrir o seu e-mail.


Vamos discutir um exemplo de divulgação

Como esta semana estou trabalhando na divulgação da última turma do ano do curso "Aprenda a Organizar um Show", que vou realizar dias 15 e 16 de dezembro em Porto Alegre, vou colocar o release na íntegra. Se alguém achar que faltou alguma coisa ou não ficou clara a comunicação, fique à vontade para comentar, perguntar e sugerir correções.


Release: Aprenda a Organizar um Show e dê os primeiros passos para trabalhar com cultura e entretenimento


Flyer (para salvar, aperte a tecla direita do mouse e clique no item "salvar imagem como")

Aprenda a Organizar um Show é um curso que ensina passo a passo como realizar um show musical.

Idealizado em linguagem descontraída, dinâmica e objetiva, o curso proporciona informações úteis para estudantes, profissionais práticos sem formação teórica e pessoas que desejam trabalhar de forma mais organizada e qualificada com cultura e entretenimento. O curso acontece em Porto Alegre nos dias 15 e 16 de dezembro.

Durante dois dias os participantes aprendem de forma intensiva detalhes sobre atividades de pré-produção (período que antecede o show), produção (período de realização do show) e pós-produção (período após o show), têm oportunidade de trocar experiências e construir novas redes de relacionamento.

O curso foi concebido a partir do livro "Aprenda a Organizar um Show", primeira publicação brasileira independente sobre a tecnologia de produção de shows disponibilizada de forma livre e gratuita na internet através do portal colaborativo www.overmundo.com.br


Conteúdo programático

-O que é fazer a produção?

-As etapas de um show


-Pré-Produção
(Quando/ Onde/ Conhecendo o local/ Cronograma/ A equipe/ Necessidades de músicos e técnicos/ Necessidades de infra-estrutura/ Necessidades da equipe de produção/ Solicitações, autorizações e contratos/ Direitos Autorais/ Divulgação/ Custos e Sustentabilidade)

-Produção
(Sala de produção/ Montagem de palco e cenário/ Montagem do som e da luz/ Montagem de camarim/ Receptivo e acompanhamento/ Credenciamento e cortesias/ Bilheteria/ Passagem de som/ A cobertura do show/ Segurança/ O momento do show)

-Pós-Produção
(Fechamento de bilheteria/ Pagamentos/ Desmontagem da infra-estrutura/ Limpeza/ Retorno dos músicos/ Liberação da equipe de produção/ Entrega do espaço/ Reunião de avaliação/ Registro do projeto)

- Módulo extra: agenciamento de espetáculos culturais
(Agenciamento/ O que é fundamental no agenciamento/ Formas de agenciamento/ Roteiro para começar a agenciar espetáculos culturais)


Ministrante

Alê Barreto é bacharel em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como produtor independente desde 2003.

Cursa MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Atuou na produção de festivais (Claro que é Rock, IBest Rock), espetáculos internacionais (Avril Lavigne, Whitesnake e Scorpions), nacionais (Ivete Sangalo, CPM22), montagens teatrais (Grupo Nós do Morro, RJ) e shows de artistas independentes como Kleiton e Kledir, Antonio Villeroy, Ultramen, Bidê ou Balde, Cachorro Grande, Wander Wildner, Pata de Elefante, Bataclã FC, Richard Serraria e Nei Lisboa.

Administra o blog “Produtor Cultural Independente” (www.produtorindependente.com), um dos blogs mais acessados no Brasil para pesquisa de temas relacionados a produção e gestão cultural.

Realiza consultoria para o Sebrae para organização e estruturação de grupos culturais no estado do Acre.

Ministra cursos, oficinas e palestras. Está escrevendo seu segundo livro.

Assista ao vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=I_uoCITJJJk


Serviço
O que: curso “Aprenda a Organizar um Show”
Quando: 15/12 (13h às 19h) e 16/12 (13h às 19h)
Local: Santander Cultural - Rua Sete de Setembro, 1028
Centro, Porto Alegre/RS


Inscrições

O curso oferece uma promoção parecida com o sistema de compras coletivas. Desta forma, quanto mais pessoas participarem, menor será o valor do pagamento de cada inscrito. Isso facilita o acesso das pessoas ao conhecimento e proporciona uma melhor relação custo/benefício.

O preço básico da inscrição para os dois dias de curso é R$ 150,00 para turma com até 30 participantes.

Se o número de inscritos for entre 31 e 40 participantes, o valor para os dois dias de curso será R$ 130,00.

Se o número de inscritos for entre 41 e 50 participantes, o valor para os dois dias de curso será R$ 110,00.

Se o número de inscritos for 51 participantes ou mais, o valor para os dois dias de curso será R$ 100,00.

Informações:
Janaína Magalhães - 51-9115-5321 - janaina.cultur@gmail.com

Apoio:
Santander Cultural

Realização:
Janaína Magalhães
Produtor Cultural Independente


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. Gosta de planejar e de meter a mão na massa. É também autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.

Trabalha sua presença digital saudável nos blogs Alê Barreto, "Aprenda a Organizar um Show" e Encantadoras Mulheres.

Recomenda a todos que conheçam a Associação Brasileira de Gestão Cultural e o SEBRAE.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: