quarta-feira, novembro 03, 2010

6 sugestões práticas para lidar com imprevistos


Olha eu tendo que lidar com um imprevisto... Bola pra frente!


Por Alê Barreto*


Sim. Para quem ainda não se convenceu disso, está em tempo. Aliás, lidar com imprevistos não é somente um requisito para quem deseja trabalhar fazendo acontecer uma ação cultural. É uma saudável postura diante da vida.

Sabe porquê? Não temos total controle sobre nossa vida (e nossas produções artísticas). Mas podemos aprender a navegar neste oceano.

Caiu a data do show? O patrocínio foi cancelado? Será necessário mais transporte do que o previsto? Contratante do show deu um calote? O técnico que irá operar a mesa de som tem um gênio difícil? Os artistas demoram para dar retorno às suas solicitações? Você estabeleceu parcerias com pessoas que não trabalham no mesmo ritmo que você? Tudo isso pode acontecer. E pode acontecer muita mais do que isso. Como lidarmos com isso tudo?

O barco pode virar

Anos atrás, tive uma das grandes oportunidades de aprendizado da minha vida, que foi assistir uma palestra do Amyr Klink no auditório da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. Amyr Klink falou que quando estavam projetando o barco para sua primeira grande viagem (ver o livro "100 dias entre o céu e o mar), estavam tentando criar um barco que não virasse. Depois de um tempo, chegaram a conclusão que era quase impossível um barco não virar. Então tiveram a clareza de perceber que a questão não era tentar evitar que o barco virasse, mas sim projetá-lo de maneira que pudessem lidar com as situações em que ele fosse virar.

Na atividade de um produtor cultural independente, principalmente os empreendedores, que trabalham como prestadores de serviços, free-lancers, autônomos, muitas vezes o barco vira. Para nós, serve a lição do Amyr Klink: reconhecer que trabalhamos com grupos diferentes de pessoas e que estamos sujeitos a surpresas no caminho.


Lidar com imprevistos é como se preparar para uma viagem

Todo mundo que já fez o meu curso "Aprenda a Organizar um Show", sabe que concentro a maior parte do curso na etapa de pré-produção. O conceito por trás desta ação é fortalecer a noção de que temos que nos preparar bem antes de uma viagem. E com toda a preparação possível, lembremos que somos humanos: podemos esquecer algo. E este algo poderá causar turbulência na produção de um espetáculo, turnê, etc.


6 sugestões práticas para lidar com imprevistos


1 - Respire fundo, se acalme e não entre em pânico: só aumentará os seus problemas. Esta é uma habilidade que vamos aprendendo quanto mais trabalhamos.

2 - Saia da paralisia: nossa mente tenta resolver às vezes um problema imediatamente quando ele aparece. Ao não conseguir uma solução, muitas vezes cansamos, desanimamos e ficamos paralisados. Muitas vezes uma caminhada ou procurar conversar com alguém ajuda a cabeça arejar e encontramos a solução. Não fique paralisado. É pior.

3 - Trabalhe com "check-lists" (listas de verificação): aprenda a disciplina de verificar constantemente o que deve ser feito, quem será a pessoa responsável por isso e prazo que deve acontecer.

4 - Priorize: após consultar suas listas de atividades, cronogramas, etc., direcione sua energia e atenção para o que é prioridade. Não tente resolver tudo ao mesmo tempo. Gaste o tempo que for necessário para ter clareza sobre o que é o foco e o que é importante e urgente ser resolvido.

5 - Comunicação e transparência: se algo vai atrasar ou não vai acontecer como o previsto, seja sincero com seus artistas, organizadores, patrocinadores, fornecedores e sócios. Pior do que algo não sair como previsto é passar a imagem de que está tudo sob controle quando não está.

6 - Negocie e aprenda lidar com pressão: negocie o tempo todo. Mostre para seus parceiros que você está comprometido com a resolução dos imprevistos e que vai fazer tudo que for possível. Mesmo fazendo isso, você receberá muitas vezes pressão de várias pessoas. A pressão passa e você, sua carreira profissional e sua vida continuam. Não aumente dentro de sua cabeça as críticas e as reclamações que você ouve. Descubra uma maneira saudável de lidar com a pressão.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto, divulga ideias contra o machismo no blog encantadoras mulheres e compartilha a experiência do método livre de produção de shows no blog "Aprenda a Organizar um Show".


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@gmail.com

Um comentário:

cai_o disse...

Rapaz, suas dicas são sempre muito, mas muito bem vindas...

Obrigado não é suficiente...Ainda sim, obrigado.